Automatização de um processo de irrigação sustentável, interligado a um sistema tecnológico de sensores de solo, alimentado por placas solares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63021/issn.2965-8861.v2n1a2024.182

Palavras-chave:

Bomba, Automação, Arduino, Série

Resumo

O presente estudo teve como objetivo desenvolver um sistema de irrigação automatizado, através de uma bomba hidráulica com funcionamento em série, conectada a um sensor de umidade de solo e sendo controlada por um mecanismo de automação por um sistema Arduino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa experimental visando buscar informações bibliográficas, assim aumentando o entendimento para a realização física do projeto, que permite avaliar o sistema hidráulico por meio da montagem da parte estrutural, elétrica, dos testes, coletas de dados e por métodos algébricos. O sistema produzido com funcionamento em série traz maiores alturas manométricas, operando com a mesma vazão. O estudo em questão focou na construção de um sistema de irrigação automatizado por gotejamento, integrando diversos componentes como um reservatório de 10 litros, uma bomba de diafragma de 12V controlada por um relé e uma placa Arduino, além de sensores de solo para monitoramento. Os testes preliminares realizados buscaram avaliar a eficácia do sistema, com ênfase na uniformidade e controle da distribuição da água no solo. Em suma, os resultados consolidaram a eficácia do sistema de irrigação por gotejamento automatizado, destacando a importância da integração de tecnologias, a precisão dos sensores e a sustentabilidade na agricultura moderna. O estudo não apenas forneceu insights valiosos para a otimização contínua do sistema, mas também contribuiu para a crescente área da automação agrícola.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

MARCHI, L.; BUZO, J. P.; FRANCISCO, G. O.; SILVA, R. L. Automatização de um processo de irrigação sustentável, interligado a um sistema tecnológico de sensores de solo, alimentado por placas solares. Revista VIDA: Exatas e Ciências da Terra (VIECIT), São Paulo, SP, v. 2, n. 1, p. 9–26, 2024. DOI: 10.63021/issn.2965-8861.v2n1a2024.182. Disponível em: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/viecit/article/view/182. Acesso em: 22 dez. 2024.