Diretrizes para Autores
O autor tem à disposição o arquivo modelo (template) dos documentos obrigatórios usados no processo de submissão. Link: Modelos de Templates para artigo
Os documentos obrigatórios na submissão são: 1) "Documento de rosto ou de título"; 2)"Documento principal ou manuscrito - a partir dos templates disponibilizados"; 3) "Carta de apresentação", que seguem caracterizados abaixo:
1. DOCUMENTO “DOCUMENTO DE ROSTO OU DE TÍTULO” (Template folha de rosto ou título)
a) Título (em português e inglês)
b) Título descritivo (opcional) que caracterize o trabalho apresentado no manuscrito. Nesta oportunidade, a Revista Vida VIECIT encoraja o autor a fazer uma imagem que ilustre o trabalho conduzido e submetido aos nossos cuidados para a publicação. Ressalta-se que a imagem não substitui o título descritivo, apenas ilustra. Nesta seção, o autor é encorajado a fornecer uma descrição concisa da aplicação específica ou uma aplicação potencial do trabalho.
O título descritivo pode ser substituído por 3 sentenças que exprimam os avanços ou destaques do trabalho (breakthroughs or highlights), ou parte mais importante que retrata o artigo.
c) Nome completo dos autores, com a afiliação institucional (departamento, instituição, cidade/estado/país, endereço de e-mail) e ORCID. Todos os autores devem ter um Identificador de Pesquisador e Colaborador Aberto (ORCID iD - https://orcid.org/register). No caso da impossibilidade de apresentar o ORCID, inserir link do currículo Lattes. O reconhecimento da autoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada a efetiva e relevante participação na pesquisa. Qualquer alteração de autor ou autor correspondente deve ser realizada com a manifestação de conhecimento de todos os autores. Qualquer alteração deve ser feita antes que o manuscrito seja aceito para a publicação.
d) Autor correspondente (O autor correspondente deve fornecer o respectivo endereço (preferencialmente endereço profissional), telefone e e-mail para contato.
O autor correspondente deve estar identificado no “documento de rosto ou de título” e na “carta de apresentação”. O autor correspondente deve declarar no documento “carta de apresentação” que todos os autores estão cientes e aprovaram a submissão do manuscrito. No documento final publicado, o autor correspondente será identificado com o uso do asterisco sobrescrito (*) imediatamente após o seu nome.
e) Escopo do manuscrito, ou seja, qual será o formato da publicação (Artigo Científico; Artigo de Revisão; Relato de Caso; Artigo técnico (Nota técnica) e, Artigo de Programa de computador e aplicativo).
- DOCUMENTO “PRINCIPAL OU MANUSCRITO” (Template de acordo com o escopo do manuscrito)
O autor deve se atentar que, neste documento, deve-se constar os elementos textuais de acordo com aqueles correspondentes ao escopo/formato de manuscrito escolhido para a publicação e, não deve constar o nome do(s) autor(es) ou qualquer outro detalhe que estabeleça a identidade do(s) autor(es), garantindo, assim, o sigilo no processo de avaliação duplo-cega.
O escopo dos manuscritos segue o seguinte:
Artigo Científico – refere-se aos manuscritos de pesquisa originais, que relatam experimentos cientificamente sólidos. Devem fornecer novas informações e incluir as referências mais recentes e relevantes na área. É apresentado com as seguintes seções - Resumo, Palavras-chave, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências. Outros elementos opcionais são destacados no template próprio). No máximo 20 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas.
Artigo de Revisão – refere-se à análise abrangente da literatura em um campo de estudo, identificando lacunas ou problemas atuais. Estabelece análise segundo a perspectiva escolhida pelo autor. Pode ser crítico, construtivo e fornecer recomendações para pesquisas futuras. É apresentado com as seguintes seções - Resumo, Palavras-chave, Introdução, Estado da Arte do Assunto, Comentários e Referências. No máximo 25 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas.
Relato de Caso – refere-se aos relatos de casos com informações detalhadas sobre os sintomas, sinais, diagnóstico, tratamento (incluindo todos os tipos de intervenções) e resultados de um caso individual. Neste “caso” pode-se entender um animal ou uma cultura vegetal. Geralmente, são descritas condições novas ou incomuns que servem para aprimorar os conhecimentos acerca do assunto tratado. É apresentado com as seguintes seções - Resumo, Palavras-chave, Introdução, Descrição Detalhada do Caso, Discussão, Conclusões e Referências. No máximo 15 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas.
Artigo técnico (Nota técnica) – refere-se à comunicação sobre métodos, técnicas, aprimoramentos em métodos utilizados na área de atuação. Deve ser resultado da aplicação de métodos ou procedimentos experimentais, observacionais, teóricos ou computacionais, métodos de estudo, modificações substanciais nos métodos existentes ou aplicações inovadoras de métodos existentes para novos modelos ou questões científicas. Artigos técnicos descrevem ferramentas que facilitam um projeto ou a realização de experimentos, fornecem recursos de análise de dados ou auxiliam o processo, de modo a popularizar o conhecimento científico. No máximo 15 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas;
Programa de computador e Aplicativo - refere-se à comunicação do desenvolvimento e ou validação de software ou sistema e deve incluir a justificativa do seu desenvolvimento, com os detalhes do código usado para sua construção. O artigo deve fornecer exemplos de conjuntos de dados de entrada adequados e incluir um exemplo da saída que pode ser esperada da ferramenta e como essa saída deve ser interpretada. No máximo 20 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas.
De modo generalizado, deve ser apresentado com os seguintes elementos:
a) Título (em português e inglês)
b) Resumo (até 250 palavras, em português e inglês)
O resumo deve ser elaborado contendo as seguintes informações: (1) Antecedentes: situar a questão abordada em um contexto amplo e destacar o objetivo do estudo; (2) Material e Métodos: descreva resumidamente os principais métodos ou tratamentos aplicados; (3) Resultados: resumir os principais achados do trabalho; (4) Conclusões: indicar as principais conclusões ou interpretações. O resumo deve ser uma representação objetiva do trabalho.
c) Palavras-chave (3 a 5 descritores, em português e inglês)
Liste palavras-chave pertinentes específicas para o trabalho; ainda razoavelmente comum dentro da área compreendida no estudo. Não repita termos/palavras do título.
d) Texto principal (seguir os elementos textuais apresentados nas diretrizes apresentadas no template (modelo padrão) recomendado de acordo com o formato escolhido do manuscrito submetido para a publicação). De forma geral, os formatos compreendem uma seção denominada “Introdução”, local onde se deve colocar brevemente o estudo em um contexto amplo e destacar porque ele é importante. Deve definir o propósito do trabalho e seu significado. O estado atual do campo de pesquisa deve ser revisado cuidadosamente e as principais publicações citadas. Na medida do possível, mantenha a introdução compreensível para cientistas fora de seu campo de pesquisa específico; “Material e métodos”, local onde os materiais e métodos devem ser descritos com detalhes suficientes para permitir que outros repliquem e desenvolvam os resultados publicados. Observe que a publicação de seu manuscrito implica que você deve disponibilizar todos os materiais, dados, código de computador e protocolos associados à publicação aos leitores. Por favor, divulgue na fase de envio quaisquer restrições à disponibilidade de materiais ou informações. Novos métodos e protocolos devem ser descritos em detalhes, enquanto métodos bem estabelecidos podem ser brevemente descritos e devidamente citados. Deve ser lembrado que os estudos intervencionistas envolvendo animais ou humanos e outros estudos que requerem aprovação ética devem indicar nesta seção a autoridade que forneceu a aprovação e o código de aprovação ética correspondente; “Resultados e discussão”, local onde deve ser fornecido uma descrição concisa e precisa dos resultados experimentais, sua interpretação, bem como as conclusões experimentais que podem ser tiradas. Os autores devem discutir os resultados e como eles podem ser interpretados sob a perspectiva de estudos anteriores e das hipóteses de trabalho; “Conclusão”, local onde deve ser respondido o objetivo do trabalho; “Referências”, local onde deve ser indicada a relação de citações usadas no manuscrito, referenciadas no estilo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
No documento principal ou manuscrito, quando pertinente, usar: Figuras (Todas as figuras devem ser citadas no texto principal, com a sua numeração como exemplo “Figura 1”. As figuras devem apresentar título, legendas e/ou notas de rodapé autoexplicativas); Tabelas (Todas as tabelas devem ser citadas no texto principal, com a sua numeração como exemplo “Tabela 1”. As tabelas devem apresentar título, legendas e/ou notas de rodapé autoexplicativas). Fórmulas e equações (Todas as fórmulas ou equações devem ser citadas no texto principal, com a sua numeração como exemplo “Equação 1” ou destacadas entre parênteses “(Equação 1)”. Devem ser numeradas sequencialmente no canto direito como Eq. 1, Eq. 2, Eq.3, etc. Devem ser inseridas como texto editável, não como imagens. Fórmulas e equações devem ser criadas por ferramentas de edição de equações disponíveis em softwares de edição de texto (Word, por exemplo) ou outra ferramenta que permita editá-las. ou destacadas entre parênteses (Equação 1). Devem ser numeradas sequencialmente no canto direito como Eq. 1, Eq. 2, Eq.3, etc.
No documento principal, o autor pode, ainda, de forma opcional, apresentar as seguintes seções:
a) Agradecimentos (Nesta seção, que é opcional, pode expressar o reconhecimento do apoio dado que não esteja coberto pela contribuição do autor ou pelas seções de financiamento. Isso pode incluir suporte administrativo e técnico ou doações, entre outros);
b) Conflito de interesses (Nesta seção, que é opcional, o autor declara quaisquer circunstâncias ou interesses pessoais que possam ser percebidos como influenciadores na representação ou interpretação dos resultados de pesquisa relatados. Qualquer papel dos financiadores na concepção do estudo; na coleta, análise ou interpretação de dados; na redação do manuscrito; ou na decisão de publicar os resultados devem ser declarados nesta seção. Se não houver nenhum papel, por favor indique “Não há conflito de interesses”.
c) Fontes de financiamento (Nesta seção, que é opcional, o autor indica as fontes de financiamento desta maneira padrão para facilitar a conformidade com os requisitos do financiador.
- DOCUMENTO “Carta de Apresentação” (Template carta de apresentação)
Na carta de apresentação deve constar o título do manuscrito submetido e fornecer informações sobre a relevância do trabalho.
O autor correspondente deve estar identificado e deve declarar na “carta de apresentação” que todos os autores estão cientes e aprovaram a submissão do manuscrito.
Nessa oportunidade, devem ser declarados:
1) a exclusividade do processo de submissão/avaliação. Permite-se manuscritos cujo conteúdo tenha sido publicado na forma de resumo, palestra publicada ou tese/dissertação/monografia acadêmica. A não exclusividade/ originalidade do manuscrito é de responsabilidade exclusiva do autor correspondente.;
2) de que não há conflito de interesse associado às informações divulgadas no manuscrito.