Sobre a Revista

1. Foco e Escopo

A Revista Vida: Exatas e Ciências da Terra (VIECIT) é uma publicação  técnico-científica da Universidade Brasil (UB), em formato eletrônico (ISSN eletrônico)2965-8861) destinada à área de conhecimento das Ciências Exatas e da Terra (Matemática, Probabilidade e Estatística, Ciência da Computação, Física/Astronomia, Química, Oceanografia), Ciências Agrárias (Ciência de Alimentos, Ciências Agrárias I, Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros) e Ciências Ambientais.

Acolhe manuscritos (artigos científicos e artigos técnicos) que fomentam a reflexão de alto nível, vinda de pesquisadores da Universidade Brasil (UB) e de outras instituições do Brasil e do exterior. Atualmente, o idioma da revista é o português.

A revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, disponibilizando gratuitamente o conhecimento ao público, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais; e assim, democratizando o conhecimento. Também, disponibiliza o seu espaço a autores de todo o mundo e de várias origens, que se comprometam em publicar no idioma adotado pela revista. 

Para promover a maior visibilidade possível aos trabalhos publicados pela REVISTA, é incentivado o depósito dos manuscritos publicados em repositórios de acesso aberto, como o “Repositório da Biblioteca da UB”.

A Revista VIDA: Exatas e Ciências da Terra (VIECIT) não cobra taxas e não há cobrança de custos de processamento e envio de manuscritos (taxas de processamento de artigos ou cobranças de envio de manuscritos).

A gestão da revista é realizada pelo editor chefe, editores e editor técnico. Os editores e membros dos conselhos consultivos (revisores) desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP (FAPESP, 2014 (https://fapesp.br/boaspraticas/)).

  1. Políticas de Seção e Fluxo de Publicação

Textos podem ser publicados em forma de artigos científicos ou técnicos. A política de seção da revista compreende três seções (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Ciências Ambientais), com manuscritos nos seguintes formatos:

  • Artigo científico
  • Artigo de revisão
  • Relato de caso
  • Artigo técnico (Nota técnica)
  • Artigo de programas de computador e aplicativos

A Revista Vida: Exatas e Ciências da Terra (VIECIT) apresenta,  a cada volume, ao menos 10 (dez) manuscritos, independente do seu formato.

As normas para a elaboração dos manuscritos estão disponíveis de acordo com o formato escolhido. É obrigatório o uso do arquivo template para a elaboração dos textos.

Quanto ao fluxo de publicação, no ano de 2023, apresentou periodicidade semestral e, a partir de 2024 a periodicidade da Revista passa a ser anual com submissões em fluxo contínuo.

  1. Normas para a elaboração dos manuscritos

As normas para a elaboração de manuscritos a serem publicados na Revista Vida: Exatas e Ciências da Terra (VIECIT) devem seguir o seguinte escopo:

  1. Artigo científico (arquivo de template)
  2. Artigo de revisão (arquivo de template)
  3. Relato de caso (arquivo de template)
  4. Artigo técnico (Nota técnica) (arquivo de template)
  5. Artigo de programas de computador e aplicativos (arquivo de template)

      4. Processo de Submissão e Avaliação dos Manuscritos

Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) na plataforma da Revista Vida: Exatas e Ciências da Terra (VIECIT). Cadastrar-se no link:

 link: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/viecit/user/register 

Na seção Submissões On-line, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas.

Depois de ter realizado esses passos, seguir para “SUBMISSÕES” e iniciar o processo de submissão, com acesso no link: 

link: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/viecit/about/submissions

Nesse endereço, irá realizar os cinco passos básicos:

4.1- Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e, selecionar a seção pertinente;

4.2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;

4.3- Transferência de originais: realizar a transferência dos arquivos obrigatórios para o sistema: a) documento de rosto ou título, b) carta de apresentação, c) documento principal;

4.4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e imagens,  os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

4.5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação.

Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelos Editores. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros da Equipe Editorial.

  1. Após a aceitação

Após o aceite, o processo será conduzido por e-mail.

Procedimentos: Caso haja necessidade, o autor será solicitado para adequar o estilo da referência adotado pela revista (ABNT), tão como editar/formatar figuras e tabelas.

O tempo médio entre submissão e publicação é inferior a seis meses.

  1. Propriedade intelectual
  • Após a publicação do manuscrito, todos os direitos de publicação são reservados à Revista Vida: Exatas e Ciências da Terra (VIECIT). Os manuscritos estarão disponíveis no site da Revista, em bibliotecas on-line ou qualquer outra base na qual torna-se indexado no futuro.