Diagnóstico e tratamento da hidropisia gestacional em vaca, causada por defeito congênito fetal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63021/issn.2965-8861.v1n2a2023.148

Palavras-chave:

Bovinos, Hidroalantoide, Periparto, Distensão abdominal

Resumo

A hidropisia, é caracterizada como o acúmulo de líquido anormal na placenta e em membranas fetais. Quando se trata do trato reprodutivo, a hidropisia pode ser de origem alantoide ou amniótica. Sobretudo na espécie bovina, casos de hidropisia podem ser devido a histórico de gestação gemelar ou alterações genéticas presentes no desenvolvimento do feto. Como consequência, esse acúmulo anormal de líquido pode comprometer a vida da mãe e do feto. Por isso, esse caso descrito tem como objetivo relatar uma vaca que apresentou sinais clínicos, como distensão abdominal bilateral, atonia ruminal, taquipneia, taquicardia, dificuldade de urinar e defecar devido a presença de líquido no abdômen. O animal apresentou hidroalantoide, que foi confirmado na cesariana. O acúmulo de líquido na cavidade era mais de 180 litros, o feto de sete meses apresentava fenda palatina e anasarca. Casos de hidropisia gestacional, exige um diagnóstico preciso, além de diagnóstico diferencial, pois os sinais clínicos apresentados na hidropisia, podem estar presentes em patologias gastrointestinais. O tratamento varia de acordo com cada caso, desde o acompanhamento gestacional para um parto eutócico à necessidade de intervenção cirúrgica. O prognóstico varia de reservado a ruim, pois nem sempre a vaca e o feto irão sobreviver, o mesmo pode apresentar alterações congênitas e a mãe retenção de placenta, metrite à septicemia.

 

Biografia do Autor

Caroline Fernanda Franco de Lima, Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária, Universidade Brasil, Descalvado, SP, Brasil

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Brasil - Campus de Descalvado - SP (2022). Foi Membro do Grupo de Estudos de Medicina em Grandes Animais (MEGA) no ano de 2018 a 2021. Durante a graduação desenvolveu trabalhos de Iniciação científica e atualmente, é residente do Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, em Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais na Universidade Brasil - Campus de Descalvado.

Downloads

Publicado

15-12-2023

Como Citar

CAROLINE FERNANDA FRANCO DE LIMA; VICTOR VIANA DAS NEVES; AMANDA GRAZIELE DE LIMA; YURI DA SILVA BONACIN. Diagnóstico e tratamento da hidropisia gestacional em vaca, causada por defeito congênito fetal. Revista VIDA: Exatas e Ciências da Terra (VIECIT), São Paulo, SP, v. 1, n. 2, p. 107–121, 2023. DOI: 10.63021/issn.2965-8861.v1n2a2023.148. Disponível em: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/viecit/article/view/148. Acesso em: 21 nov. 2024.