Importância da chuva de sementes na restauração florestal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63021/issn.2965-8861.v1n1a2023.132

Palavras-chave:

Chuva de Sementes, Restauração Florestal, Áreas Degradadas

Resumo

Tendo em vista a intensa degradação de florestas no cenário atual, é importante conhecer as possíveis formas de facilitar e acelerar os processos de recuperação de áreas parcialmente ou totalmente degradadas. O trabalho busca evidenciar a importância da potencialização da chuva de sementes na regeneração de uma floresta, exemplificando quais são os diversos fatores que atuam no funcionamento da chuva, fatores esses que envolvem condições ambientais, formas de dispersão e a interferências de animais e humanos. A chuva de sementes atua diretamente na formação do banco de sementes de uma floresta, que quando formado e conservado de forma correta, acarreta grande sucesso na formação de novas plântulas, que germinam naturalmente.

 

Biografia do Autor

Roberto Andreani Junior, Universidade Brasil, Fernandópolis, SP

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1983), Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Brasil de Fernandópolis-SP e da Fundação Educacional de Fernandópolis ( FEF). Tem experiência na área de Agronomia atuando nas áreas de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, Produção de Hortaliças, Silvicultura e Manejo Florestal com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas de Mata ciliar. Ministra aulas de Silvicultura e Manejo Florestal, Biologia e Controle de Plantas Daninhas e de Olericultura e Plantas Medicinais no curso de Agronomia da Universidade Brasil. Ministra aulas de Geologia Geral, Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas, Viveiros Florestais e Restauração Florestal no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FEF. Ministra aulas de Geologia Geral no curso de Biologia e de Mineralogia no curso de Química da FEF. É Professor Titular do Curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais "Strictu Sensu" da UNIVERSIDADE BRASIL onde ministra as disciplinas de Recuperação Vegetal de Áreas Degradadas e de Biodiversidade, Paisagismo e Urbanização.

Downloads

Publicado

03-07-2023

Como Citar

ANDREANI JUNIOR, R.; CARTA, A. Z. Importância da chuva de sementes na restauração florestal. Revista VIDA: Exatas e Ciências da Terra (VIECIT), São Paulo, SP, v. 1, n. 1, p. 82–93, 2023. DOI: 10.63021/issn.2965-8861.v1n1a2023.132. Disponível em: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/viecit/article/view/132. Acesso em: 15 jan. 2025.