Estudo de viabilidade econômica para tilapicultura em tanque escavado no Vale do Ribeira, estado de São Paulo

Autores

  • Claudia Fernanda Souza Universidade Brasil
  • Camila Carlino Costa UNESP: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – campus Jaboticabal
  • Susana Luporini Oliveira UNESP: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – campus Jaboticabal
  • Marco Antonio Andrade Belo Universidade Brasil https://orcid.org/0000-0001-5845-3940

DOI:

https://doi.org/10.63021/issn.2965-8861.v1n1a2023.111

Palavras-chave:

Oreochromis niloticus, Custo de Produção, Viabilidade Econômica, Aquicultura Intensiva

Resumo

Objetivou-se neste estudo avaliar a viabilidade econômica para criação de tilápias em tanque escavado no Vale do Ribeira, estado de São Paulo. Inicialmente, foi realizado estudo das instalações, tanques e nascentes, tais como, dimensões e profundidade dos tanques escavados, tipo de solo, funcionamento dos monges e integridade das manilhas, sistemas de escoamento, riscos de perda da produção, pesquisa de mercado local, mão de obra, e levantamento e análise dos investimentos demandados para realização deste projeto de adequação. Os resultados revelaram a viabilidade econômica do projeto, indicando o retorno total do investimento e lucro aproximado de 23% em relação ao investimento no prazo estimado de 12 meses, a contabilizar desde o início do projeto à despesca final para comercialização do pescado. Essa é uma projeção em um cenário que apresente as condições ideais de cultivo e manejo realizado de acordo com as indicações técnicas. Fazendo uma projeção para o próximo ciclo utilizando os mesmos parâmetros, a viabilidade econômica pode chegar a atingir índices de lucratividade de até 60% sobre o investimento. Vale ressaltar que estas análises não levaram em consideração o custo agregado da terra e da construção dos tanques, tendo em vista que o proprietário somente fez adequações na infraestrutura presente na propriedade. Contudo, a implantação de uma piscicultura de tilápias em tanque escavado na Região do Vale do Ribeira/SP demonstrou viabilidade econômica, índices produtivos satisfatórios e boa rentabilidade, apresentando projeção de significativa lucratividade e possibilidade de expansão da atividade aquícola nos próximos ciclos produtivos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Andrade Belo, Universidade Brasil

Médico Veterinário formado pela FCAV- Unesp - Campus de Jaboticabal (1996). Fez aperfeiçoamento técnico em Laboratório de Referência em Salmonelose no Departamento de Patologia Aviária da Universidade de Minnesota, EUA, nos anos de 1997 e 1998, desenvolvendo trabalhos de isolamento, sorotipificação e produção de sorotestes para salmonela. Foi pesquisador no Centro de Pesquisas em Sanidade Animal (CPPar) como bolsista do CNPq-DTI (Desenvolvimento Tecnológico e Industrial), nos anos de 1999 e 2000, atuando no desenvolvimento e avaliação de quimioterápicos para controle de enfermidades infecciosas e parasitárias na medicina veterinária. Obteve os títulos de Mestre (2002) e Doutor (2006) em Medicina Veterinária, na Unesp de Jaboticabal, estudando a evolução das respostas de defesa moduladas por nutrientes na dieta (vitamina E, vitamina C, ácidos graxos, leveduras, cromo) durante estímulos infecciosos por Mycobacterium marinum, Aeromonas hydrophila e Streptococcus agalactiae, utilizando peixes teleósteos como modelo experimental. É professor de Farmacologia e Terapêutica Veterinária, Fisiologia Animal e Aquicultura na Universidade Brasil -Campus de Descalvado desde 2004. Lider do grupo de pesquisas GAP (credenciado no Diretório do CNPq desde 2010) possui 48 projetos de pesquisa fomentados: 24 pela FAPESP, 10 pelo CNPq e 1 pela EMBRAPA, além de 13 financiados por empresas de saúde animal para o desenvolvimento de estudos de eficácia terapêutica e segurança clínica (toxicológica), assim como, resíduos de fármacos na carne e leite (Inocuidade alimentar - Food safety). É bolsista produtividade científica do CNPq desde 2014, comitê da Medicina Veterinária. É editor-chefe do periódico científico Ars Veterinária e revisor de mais de 50 periódicos com seletiva política editorial (destaca-se: AquaticToxicology JCR 5.202; Food and Chemical Toxicology JCR 5.572; European Journal of Pharmacology JCR 5.195; Scientific Reports JCR 4.996; Biology JCR 5,168; Frontiers in Cell and Developmental Biology JCR 6,081; Fish & Shellfish Immunology JCR 4,622; Aquaculture JCR 5.135; International Journal of Biological Macromolecules JCR 8.025; American Chemical Society-ACSnano JCR 18.027). É professor credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Produção Animal (CAPES 4) e Ciências Ambientais (CAPES 4) ambos da Universidade Brasil e como visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da FCAV -UNESP (CAPES 6), responsável pelas Disciplinas: Tópicos Especiais em Sanidade de Peixes Nativos; Impactos Ambientais (Sustentabilidade em Aquicultura) e Imunofarmacologia na Medicina Veterinária, respectivamente.

Downloads

Publicado

03-07-2023

Como Citar

SOUZA, C. F.; COSTA, C. C.; OLIVEIRA, S. L.; ANDRADE BELO, M. A. Estudo de viabilidade econômica para tilapicultura em tanque escavado no Vale do Ribeira, estado de São Paulo. Revista VIDA: Exatas e Ciências da Terra (VIECIT), São Paulo, SP, v. 1, n. 1, p. 24–35, 2023. DOI: 10.63021/issn.2965-8861.v1n1a2023.111. Disponível em: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/viecit/article/view/111. Acesso em: 23 dez. 2024.