Prevalência de cervicalgia entre estudantes universitários da área da saúde durante o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.63021/issn.2965-8845.v1n2a2023.92Palavras-chave:
Qualidade de vida, dor cervical, universitáriosResumo
Introdução: A dor cervical destaca-se como um tipo de algia de alta prevalência em estudantes universitários, sendo que o posicionamento inadequado é descrito como um dos fatores contribuintes paro o desenvolvimento deste tipo de dor. O objetivo deste trabalho foi analisar estudantes universitários de cursos da área da saúde durante o ensino remoto decorrente da Pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal que utilizou escalas validadas na literatura com o intuito de caracterizar a prevalência e nível (EVA) da dor cervical crônica e o impacto na qualidade de vida (SF-12) e funcionalidade (CNFDS) em estudantes universitários. Resultados: Foi observado que durante o período do ensino remoto, houve um aumento de 30% na prevalência de dor cervical crônica, além disso, a maior parte do estudantes classificavam sua dor estática e em movimento a níveis moderados (EVA – 4 á 7 pontos). Além disso pode-se observar que a dor influência diretamente na qualidade de vida e funcionalidade dos estudantes de forma moderada. Conclusão: Nossos resultados sugerem que o ensino remoto promoveu influência direta no aumento da dor cervical crônica bem promoveu impactos importantes na qualidade de estudantes universitários.
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Copyright (c) 2023 Debora Cristina Roque de Lima, Luiz Carlos Boaventura, Livia Assis, Carla Roberta Tim, Ana Laura de Andrade
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