Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. Página do título
    a) Título (em português e inglês)
    b) Título abreviado (em português e inglês)
    c) Nome completo dos autores, com números sobrescritos remetendo à afiliação institucional (departamento, instituição, cidade/estado/país, endereço de e-mail) e ORCID
    d) Autor correspondente, com o respectivo endereço (preferencialmente endereço profissional), telefone e e-mail
    e) Número total de palavras
  • 2. Manuscrito
    a) Título (em português e inglês)
    b) Resumo (até 300 palavras, em português e inglês)
    c) Descritores (3 a 5 descritores, encontrados no DeCS e no MeSH)
    d) Texto principal (seguindo guideline recomendado de acordo com o tipo de estudo)
  • e) Informações éticas (número de aprovação, nome do Comitê de Ética, demais informações pertinentes)
    f) Referências (seguir estilo Vancouver)
    g) Figuras (com legendas e devidamente citadas no texto)
    h) Tabelas (com título, legendas e/ou notas de rodapé e devidamente citadas no texto)
    i) Agradecimentos (a pessoas, instituições e/ou agências de fomento)
    j) Arquivos suplementares (quando aplicável)
  • 3. Demais verificações sugeridas:
    a) O manuscrito necessita ser propostos em arquivo formato Word compatível com Windows, extensão .doc ou .docx.
    b) O manuscrito deve ter sido revisado quanto a questões de ortografia e de correção gramatical.
    c) Os textos devem ser digitados em Fonte Times New Roman, no tamanho 12 e respeitando o espaçamento entre linhas de 1,5.
  • d) As normas que regulamentam citações e referências serão oficialmente as da Vancouver.
    f) Assegure-se que a contribuição é original e inédita, e não foi publicado anteriormente ou não está sendo considerado para publicação por outra revista; caso contrário, divulguem a justificativa na seção de "Comentários ao editor".
    g) O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÕES DE TRABALHOS

CLIQUE AQUI PARA VER O PASSO A PASSO PARA SUBMISSÃO

  1. Gerais
  2. a) A Revista VICV publica artigos de pesquisa sobre temas relacionados a distintas áreas das ciências da vida.
  3. b) Este periódico usa processo de avaliação pelos pares, ou seja, o artigo é recebido pelo Editor que encaminha o manuscrito para recebe o texto na versão anônima. A avaliação é dupla-cega onde os autores não sabem quem são os avaliadores ad hoc, e os avaliadores não conhecem a identidade nem a localização dos autores. As interações são mediadas pelos editores, os únicos que conhecem a identidade de autores e avaliadores. A comunicação entre editores e avaliadores é sempre realizada através da plataforma eletrônica da Revista VICV.
  4. d) Para garantir o critério de sigilo da revista, informação sucinta sobre a(s) autoria(s), a formação e filiação acadêmico-institucional do(s) autor(es), cidade, estado, país e seu contato por e-mail devem ser preenchidas no site no ato da submissão do texto e incluídas na página de título, separadamente do manuscrito cego.
  5. e) No momento atual, a Revista VICV preconiza textos escritos na língua portuguesa.
  6. f) Será verificado a originalidade do manuscrito submetido, por um serviço de detecção de originalidade através de softwares específicos para tal ação. Embora os editores façam todos os esforços para garantir a validade dos manuscritos publicados, a responsabilidade final recai sobre os autores, não com a Revista VICV seus editores ou revisores.
  7. g) Investigações que envolvam seres humanos ou uso de dados de pacientes, exigem obrigatoriamente a descrição, no manuscrito, do registro de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Humana (CEP) e assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) pelos participantes ou seus representantes. Todas as investigações que envolvam com animais de experimentação devem indicar claramente no manuscrito o registro de aprovação no Comitê de Ética em Experimentação animal (CEUA).
  8. h) Os autores devem identificar agências ou instituições que forneceram apoio financeiro para a condução da pesquisa e/ou preparação do artigo. Se a fonte de financiamento não teve esse envolvimento, então isso deve ser declarado.

 

  1. Específicas

Página de título

  1. a) Os autores devem incluir todos os detalhes de autoria com números sobrescritos remetendo à afiliação institucional e vínculo (nome e sobrenome, afiliações, endereço, e-mail) e mencionar o ORCID (ver https://orcid.org/) de cada autor.
  2. b) Indique claramente o autor correspondente do manuscrito, ou seja, quem lidará com a correspondência em todas as etapas da análise e publicação, e também após a publicação.

 

 

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO

  1. Estrutura Principal do Texto

Manuscrito: principal parte do artigo (incluindo referências, figuras e tabelas). O manuscrito deve ser cego, ou seja, não deve incluir nenhuma informação de identificação, como nomes de autores ou afiliações.

Título: O título e título abreviado devem ser escritos em negrito, sem siglas, abreviaturas nem vírgula, na língua portuguesa e inglesa.

Resumo: O resumo deve trazer as principais informações do manuscrito. Devem redigir um parágrafo único, preciso e conciso, incluindo todos os elementos: Introdução, Métodos, Resultados e Conclusão. Os autores deverão inserir o texto em português e em inglês seguido de três (3) a cinco (5) descritores (sugere-se a consulta aos DeCS – Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde do Lilacs (http://decs.bvs.br) e ao MeSH – Medical Subject Headings do Medline (http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html). O conteúdo não deve exceder 300 palavras. Destaca-se que a palavra "Resumo" deve ser escrita em negrito, texto justificado e sem recuo de parágrafo.

Introdução: Os autores devem descrever o estado da arte para o delineamento da pesquisa, tendo como base referências bibliográficas atuais ou clássicas relacionadas ao tema. Adicionalmente, a problemática em questão deve ser apresentada. Deve-se incluir o objetivo da pesquisa de forma clara e a relevância do assunto estudado.

Métodos: Deve descrever informações específicas sobre o tipo de artigo (vide TIPO DE ARTIGO) uma vez que cada tipo de manuscrito requer itens distintos.

Resultados: Devem ser descritos em sequência lógica e objetiva, podendo ser expostos por figuras e/ou tabelas, quando necessário.

Discussão: Enfatizar novos e importantes aspectos do estudo. Os resultados do estudo devem ser comparados e discutidos com os de outros estudos sobre o tema, para que sejam devidamente identificadas as semelhanças e discordâncias constatadas, com suas respectivas explicações. Limitações do estudo, implicações clínicas (sempre quando adequadas), informações sobre a importância/relevância e perspectivas para pesquisas futuras também deverão ser incluídas.

Conclusão: Devem ser sucintas, claras e concisa, respondendo o objetivo do estudo.

Agradecimentos: Possíveis menções de agradecimentos incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios de coautoria. Devem ser apresentados em uma seção separada no final do artigo antes das referências.

Fontes de financiamento: Liste as fontes de financiamento desta maneira padrão para facilitar a conformidade com os requisitos do financiador.

Conflito de interesse: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

Referências: Referências devem seguir estilo Vancouver (http://www.icmje.org). Recomenda-se que os autores organizem suas referências usando softwares como Endnote ou Mendeley.

  1. As referências literárias no texto devem ser presente como um número arábicos sobrescrito da seguinte forma: " ciência da vida ciências da vida. 4" Para múltiplas referências no texto, use o formato "ciências da vida.4,5 " ou " ciências da vida ciências da vida .4-7,10 " (com uma vírgula e sem espaços).
  2. Todas as referências citadas no texto devem ser listadas no final do artigo. Devem ser numerados consecutivamente na ordem que aparecem no texto. Necessitam aparecer no texto, tabelas e legendas por números arábicos sobrescritos (Segundo Vida et al., 3)
  3. A exatidão do das referências e a correta citação no texto são de responsabilidade dos autores.
  4. Os títulos de revistas devem ser abreviados de acordo com o Índice Médico da Biblioteca Nacional de Medicina. Consulte o FAQ do site da NLM sobre como encontrar periódicos Index Medicus: www.nlm.nih.gov/services/aim.html.
  5. Materiais não publicados podem ser citados em parênteses dentro do texto. URLs devem ser incluídos para todas as referências que são acessíveis publicamente através da Internet.

Figuras: Devem ser salvas como arquivos .TIFF ou .JPG; resolução de pelo menos 300 dpi. Cada figura deve ser salva e enviadas como um arquivo separado usando números sequenciais. As figuras também poderão ser incorporadas no arquivo de texto do manuscrito

Legenda das figuras: Forneça a cada ilustração um título e uma legenda explicativa após as referências do manuscrito. Cada legenda deve ser numerada consecutivamente com algarismos árabes (Figura 1, Figura 2, etc.), e deve começar com o número da ilustração a que se referem.

Tabelas: Podem ser incluídas após as referências no mesmo arquivo do manuscrito. As tabelas devem conter legendas. Tabelas de dados numéricos devem ser digitadas (espaçadas duplamente), numeradas em sequência com numerais arábicos (Tabela 1, Tabela 2, etc.). Forneça uma descrição detalhada de seu conteúdo e quaisquer notas de rodapé abaixo do corpo da tabela. 

Extensão e Formato: A extensão máxima das contribuições (com imagens, citações e notas bibliográficas), devem vir em formato tamanho A4, com espaçamento entre linhas de 1,5 e em fonte Times New Roman 12. O texto deve estar em formato Word compatível com Windows, extensão .doc ou .docx.

 

TIPOS DE ARTIGOS

A Revista VICV publica artigos originais de pesquisa sobre temas relacionados a distintas áreas das ciências da vida.

Os seguintes tipos de estudo podem ser considerados para publicação, se diretamente relacionados ao escopo das revistas.

a) Estudos de intervenção (ensaios clínicos): estudos que investigam o efeito de uma ou mais intervenções de tratamento em desfechos diretamente relacionados à ciências da vida. Os ensaios clínicos incluem estudos experimentais de caso único, séries de casos, ensaios controlados não politizados e ensaios controlados randomizados. Os manuscritos devem conter até 5.000 palavras (excluindo página de título, resumo, referências, tabelas, figuras e legendas). Um total de seis (6) tabelas e/ou figuras é permitido. Número máximo de autores igual ou inferior a nove (9).

b) Estudos observacionais: estudos que investigam a relação entre variáveis de interesse relacionadas às ciências da vida. Estudos observacionais incluem estudos transversais ou longitudinais transversais, estudos de coorte e estudos de caso-controle. Os manuscritos devem conter até 5.000 palavras (excluindo página de título, resumo, referências, tabelas, figuras e legendas). Um total de seis (6) tabelas e/ou figuras é permitido. Número máximo de autores igual ou inferior a nove (9).

c) Revisões sistemáticas: estudos que analisam e/ou sintetizam a literatura sobre um tema relacionado ao escopo das ciências da vida. Os manuscritos devem conter até 5.000 palavras (excluindo página de título, resumo, referências, tabelas, figuras e legendas). Um total de seis (6) tabelas e/ou figuras é permitido. Número máximo de autores igual ou inferior a nove (9).

d) Protocolos de ensaios clínicos: Estudos de protocolos de ensaios clínicos relacionados às ciências da vida. Será aceito somente investigações que possuam aprovação ética registrada. Os manuscritos devem conter até 5.000 palavras (excluindo página de título, resumo, referências, tabelas, figuras e legendas). Um total de seis (6) tabelas e/ou figuras é permitido. Número máximo de autores igual ou inferior a nove (9).

e) Estudos pré-clínicos com animais: Experimentos com animais devem ser aprovados por um Comitê local de Cuidados com Animais e devem estar de acordo com as diretrizes do país correspondente. Os manuscritos devem conter até 5.000 palavras (excluindo página de título, resumo, referências, tabelas, figuras e legendas). Um total de seis (6) tabelas e/ou figuras é permitido. Número máximo de autores igual ou inferior a nove (9).

f) Comunicações Breve: Formato semelhante ao dos artigos originais relatando resultados preliminares de pesquisa ou ainda resultados de estudos originais que possam ser apresentados de forma sucinta, contendo 2.500 palavras e até duas (2) figuras, uma (1) tabela e dez referências. Número máximo de autores igual ou inferior a três (3).

g) Relatos de casos: um único caso ou uma série de casos relacionados às ciências da vida podem ser apresentados. Os autores devem incluir uma justificativa para mostrar por que esses casos são relevantes para serem publicados e o que esta publicação adicionaria à literatura na página do título. Esse tipo de publicação requer aprovação no Comitê de Ética institucional e consentimento informado assinado pelos participantes(s), que devem ser mencionados no texto. Os resultados devem ser claramente apresentados e discutidos com base na literatura científica, citando referências. Os manuscritos devem conter até 5.000 palavras (excluindo página de título, resumo, referências, tabelas, figuras e legendas). Um total de seis (6) tabelas e/ou figuras é permitido. Número máximo de autores igual ou inferior a seis (6).

 

SUBMISSÃO

Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) na plataforma da Revista VICV; na seção Submissões On-line, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas.

Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

1- Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção pertinente;

2- Importante: Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência da página de título e manuscrito princial, assim como informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e imagens, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros da Equipe Editorial da revista.

O tempo médio entre submissão e publicação é inferior a seis meses.

Consultas

Para esclarecimentos dirigir-se ao:

Equipe Editorial VIDA: CIÊNCIAS DA VIDA (VICV)

revistavida.vicv@ub.edu.br

Editora-Chefe:
Lívia Assis Garcia (Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, UB)
http://lattes.cnpq.br/7935480743466626https://orcid.org/0000-0002-8343-3375

Editores:
Danila Fernanda Rodrigues Frias (Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, UB)
http://lattes.cnpq.br/1988644229974771https://orcid.org/0000-0001-8621-3338
Silvia Cristina Núñez (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia, UB)
http://lattes.cnpq.br/8874666790779781https://orcid.org/0000-0003-2101-8333

Editoras-técnicas:
Alexandra Aparecida Teoli Pina (Assessora de Pró Reitoria Acadêmica, Universidade Brasil, São Paulo)
Ione Maria Ferreira Rodrigues (Bibliotecária, Universidade Brasil, campus Itaquera, São Paulo)
Luci Meire da Silva Maiolo (Bibliotecária, Universidade Brasil, campus Fernandópolis, São Paulo)
Magda Cilene Fioco (Bibliotecária, Universidade Brasil, campus Descalvado, São Paulo)

Os índices acumulados da REVISTA VIDA: CIÊNCIAS DA VIDA (VICV)

Revista Vida: Ciências da Vida podem ser consultados na página do Portal de Periódicos da Universidade Brasil no link: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/vicv/index

Contato: revistavida.vicv@ub.edu.br

 

Política de Privacidade

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