Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para iniciar o processo de submissão, você deve ter preparado os seguintes documentos:
    1. Documento de Carta de Apresentação (arquivo em formato PDF ou Word e elaborada pelo autor) que deverá conter:
    a) Título do manuscrito (portugues e inglês)
    b) Breve descrição de que todos os autores estão cientes e aprovaram a submissão do manuscrito.
    c) Breve descrição alegando que a contribuição deve é original e inédita, e não esta sendo avaliada para publicação por outra revista;

  • 2. Documento de rosto ou título (arquivo em formato PDF ou Word e elaborada pelo autor)
    a) Título (em português e inglês)
    b) Título abreviado (em português e inglês)
    c) Nome completo dos autores com a afiliação institucional (departamento, instituição, cidade/estado/país, endereço de e-mail)
    d) ORCID de todos os autores
    e) Autor correspondente, com o respectivo endereço (preferencialmente endereço profissional), telefone e e-mail
  • 3. Documento principal/Manuscrito (Documento em formato Word elaborado pelo autor)
    a) Título (em português e inglês)
    b) Resumo (até 300 palavras, em português e inglês)
    c) Descritores (3 a 5 descritores, encontrados no DeCS e no MeSH)
    d) Texto principal (seguindo guideline recomendado de acordo com o tipo de estudo)
  • e) Informações éticas (número de aprovação, nome do Comitê de Ética, demais informações pertinentes)
    f) Referências (seguir estilo Vancouver)
    g) Figuras deverão ser apresentasos em formato JPEG ou TIF (com título, legendas e devidamente citadas no texto)
    h) Tabelas (com título, legendas e/ou notas de rodapé e devidamente citadas no texto)
    i) Conflito de Interesse
    i) Agradecimentos (quando aplicável, à pessoas, instituições e/ou agências de fomento)
  • Demais verificações sugeridas:

    a) O manuscrito necessita ser propostos em arquivo formato Word compatível com Windows, extensão .doc ou .docx.
    b) O manuscrito deve ter sido revisado quanto a questões de ortografia e de correção gramatical.
    c) Os textos devem ser digitados em Fonte Times New Roman, no tamanho 12 e respeitando o espaçamento entre linhas de 1,5.
  • d) As normas que regulamentam citações e referências serão oficialmente as da Vancouver.
    f) Assegure-se que a contribuição é original e inédita, e não foi publicado anteriormente ou não está sendo considerado para publicação por outra revista; Essas informaç˜ões devem estar descritas no documento referente à Carta de Apresentação.
    g) O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÕES DE TRABALHOS

CLIQUE AQUI PARA VER O PASSO A PASSO PARA SUBMISSÃ

1 GERAIS

a) A Revista VICV publica artigos de pesquisa sobre temas relacionados a distintas áreas das ciências da vida.

b) A Revista adota  o sistema de revisão por pares duplo cego, o que significa que a identidade dos autores e revisores é mantido em sigilo. A comunicação entre editores e avaliadores é sempre realizada através da plataforma eletrônica da Revista VICV.

c) No momento atual, a Revista VICV preconiza textos escritos na língua portuguesa.

d) Será verificado a originalidade do manuscrito submetido, por um serviço de detecção de originalidade através de softwares específicos para tal ação. Embora os editores façam todos os esforços para garantir a validade dos manuscritos publicados, a responsabilidade final recai sobre os autores.

e) Investigações que envolvam seres humanos ou uso de dados de pacientes, exigem obrigatoriamente a descrição, no manuscrito, do registro de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Humana (CEP) e assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) pelos participantes ou seus representantes. Todas as investigações que envolvam com animais de experimentação devem indicar claramente no manuscrito o registro de aprovação no Comitê de Ética em Experimentação animal (CEUA).

f) Os autores podem identificar agências ou instituições que forneceram apoio financeiro para a condução da pesquisa e/ou preparação do artigo. 

 

2 ESPECÍFICAS

2.1 Documento "CARTA DE APRESENTAÇÃO"

 Na carta de apresentação deve constar o título do manuscrito submetido (português e inlges) e o autor correspondente deve estar identificado.

Deve conter uma breve descrição, declarando que todos os autores estão cientes e aprovaram a submissão do manuscrito e a exclusividade do processo de submissão/avaliação.
A não exclusividade/ originalidade do manuscrito é de responsabilidade exclusiva do autor correspondente.

O documento poder ser elaborado em formato PDF ou Word.

 

2.2 Documento "ROSTO OU TÍTULO"

a) Título (em português e ingles)

b) Nome completo dos autores com a afiliação institucional  (departamento, instituição, cidade/estado/país, endereço de e-mail) e ORCID. Todos os autores devem ter um Identificador de Pesquisador e Colaborador Aberto (ORCID iD - https://orcid.org/register). O reconhecimento da autoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada a efetiva e relevante participação na pesquisa. Qualquer alteração de autor ou autor correspondente deve ser realizada com a manifestação de conhecimento de todos os autores. Qualquer alteração deve ser feita antes que o manuscrito seja aceito para a publicação.

c) Autor correspondente: Indique claramente o autor correspondente do manuscrito, ou seja, quem lidará com a correspondência em todas as etapas da análise e publicação, e também após a publicação. O autor correspondente deve fornecer o respectivo endereço (preferencialmente endereço profissional), telefone e e-mail para contato. No documento final publicado, o autor correspondente será identificado com o uso do asterisco sobrescrito (*) imediatamente após o seu nome.

O documento poder ser elaborado em formato PDF ou Word.

 

2.2 Documento "PRINCIPAL/MANUSCRITO"

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO

  1. Estrutura Principal do Texto

O autor deve se atentar que, neste documento, deve-se constar os elementos textuais de acordo com aqueles correspondentes ao escopo/formato de manuscrito escolhido para a publicação e, não deve constar o nome do(s) autor(es) ou qualquer outro detalhe que estabeleça a identidade do(s) autor(es), garantindo, assim, o sigilo no processo de avaliação duplo-cega.

De modo generalizado, deve ser apresentado com os seguintes elementos:

a) Título: O título devem ser escritos sem siglas, abreviaturas nem vírgula, na língua portuguesa e inglesa.

b) Resumo: Até 250 palavras, na língua portuguesa e inglesa.

O resumo deve ser elaborado contendo as seguintes informações: (1) Antecedentes: situar a questão abordada em um contexto amplo e destacar o objetivo do estudo; (2) Material e Métodos: descreva resumidamente os principais métodos ou tratamentos aplicados; (3) Resultados: resumir os principais achados do trabalho; (4) Conclusões: indicar as principais conclusões ou interpretações. O resumo deve ser uma representação objetiva do trabalho.

c) Palavras-chave (3 a 5 descritores, em português e inglês)

Sugere-se a consulta aos DeCS – Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde do Lilacs (http://decs.bvs.br) e ao MeSH – Medical Subject Headings do Medline (http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html). 

d) Texto principal: De forma geral, os manuscritos deverão secções denominadas de:

1. INTRODUÇÃO: Os autores devem descrever o estado da arte para o delineamento da pesquisa, tendo como base referências bibliográficas atuais ou clássicas relacionadas ao tema. Adicionalmente, a problemática em questão deve ser apresentada. Deve-se incluir o objetivo da pesquisa de forma clara e a relevância do assunto estudado.

2. MATERIAIS E MÉTODOS: Deve descrever informações específicas sobre o tipo de artigo (vide TIPO DE ARTIGO) uma vez que cada tipo de manuscrito requer itens distintos. Deve ser lembrado que os estudos intervencionistas envolvendo animais ou humanos e outros estudos que requerem aprovação ética devem indicar nesta seção a autoridade que forneceu a aprovação e o código de aprovação ética correspondente.

3. RESULTADOS: Devem ser descritos em sequência lógica e objetiva, podendo ser expostos por figuras e/ou tabelas, quando necessário.

4. DISCUSSÃO: Enfatizar novos e importantes aspectos do estudo. Os resultados do estudo devem ser comparados e discutidos com os de outros estudos sobre o tema, para que sejam devidamente identificadas as semelhanças e discordâncias constatadas, com suas respectivas explicações. Limitações do estudo, implicações clínicas (sempre quando adequadas), informações sobre a importância/relevância e perspectivas para pesquisas futuras também deverão ser incluídas.

5. CONCLUSÃO: Devem ser sucintas, claras e concisa, respondendo o objetivo do estudo.

CONFLITO DE INTERESSE: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referências devem seguir estilo Vancouver (http://www.icmje.org). Recomenda-se que os autores organizem suas referências usando softwares como Endnote ou Mendeley.

  1. As referências literárias no texto devem ser presente como um número arábicos sobrescrito da seguinte forma: " ciência da vida ciências da vida. 4" Para múltiplas referências no texto, use o formato "ciências da vida.4,5 " ou " ciências da vida ciências da vida .4-7,10 " (com uma vírgula e sem espaços).
  2. Todas as referências citadas no texto devem ser listadas no final do artigo. Devem ser numerados consecutivamente na ordem que aparecem no texto. Necessitam aparecer no texto, tabelas e legendas por números arábicos sobrescritos (Segundo Vida et al., 3)
  3. A exatidão do das referências e a correta citação no texto são de responsabilidade dos autores.
  4. Os títulos de revistas devem ser abreviados de acordo com o Índice Médico da Biblioteca Nacional de Medicina. Consulte o FAQ do site da NLM sobre como encontrar periódicos Index Medicus: www.nlm.nih.gov/services/aim.html.
  5. Materiais não publicados podem ser citados em parênteses dentro do texto. URLs devem ser incluídos para todas as referências que são acessíveis publicamente através da Internet.

Extensão e Formato do manuscrito devem vir em formato tamanho A4, com espaçamento entre linhas de 1,5 e em fonte Times New Roman 12. O texto deve estar em formato Word compatível com Windows, extensão .doc ou .docx.

No documento principal ou manuscrito, quando pertinente, usar: 

Figuras: Todas as figuras devem ser citadas no texto principal, com a sua numeração, por exemplo, "Figura 1".  Devem apresentar título, legendas e/ou notas de rodapé autoexplicativas. Poderão ser incorporadas no arquivo de texto do manuscrito, desde que apresente resolução de pelo menos 300 dpi ou enviadas em arquivos .TIFF ou .JPG (resolução de pelo menos 300 dpi)

Tabelas: Todas as tabelas devem ser citadas no texto principal, com a sua numeração, por exemplo, "Tabela 1". As tabelas devem apresentar título, legendas e/ou notas de rodapé autoexplicativas. Podem ser incorporadas no arquivo de texto do manuscrito. Tabelas de dados numéricos devem ser digitadas (espaçadas duplamente).

No documento principal, o autor pode, ainda, de forma opcional, apresentar as seguintes seções:

AGRADECIMENTOS: Possíveis menções de agradecimentos incluem instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios de coautoria. Devem ser apresentados em uma seção separada no final do artigo antes das referências.

FONTE DE FINANCIOAMENTO: Liste as fontes de financiamento desta maneira padrão para facilitar a conformidade com os requisitos do financiador.

 

TIPOS DE ARTIGOS

A Revista VICV publica artigos originais de pesquisa sobre temas relacionados a distintas áreas das ciências da vida.

Os seguintes tipos de estudo podem ser considerados para publicação, se diretamente relacionados ao escopo das revistas.

a) Estudos de intervenção (ensaios clínicos): estudos que investigam o efeito de uma ou mais intervenções de tratamento em desfechos diretamente relacionados à ciências da vida. Os ensaios clínicos incluem estudos experimentais de caso único, séries de casos, ensaios controlados não politizados e ensaios controlados randomizados. 

b) Estudos observacionais: estudos que investigam a relação entre variáveis de interesse relacionadas às ciências da vida. Estudos observacionais incluem estudos transversais ou longitudinais transversais, estudos de coorte e estudos de caso-controle. 

c) Revisões sistemáticas: estudos que analisam e/ou sintetizam a literatura sobre um tema relacionado ao escopo das ciências da vida. 

d) Protocolos de ensaios clínicos: Estudos de protocolos de ensaios clínicos relacionados às ciências da vida. Será aceito somente investigações que possuam aprovação ética registrada. 

e) Estudos pré-clínicos com animais: Experimentos com animais devem ser aprovados por um Comitê local de Cuidados com Animais e devem estar de acordo com as diretrizes do país correspondente. 

f) Relatos de casos: um único caso ou uma série de casos relacionados às ciências da vida podem ser apresentados. Os autores devem incluir uma justificativa para mostrar por que esses casos são relevantes para serem publicados e o que esta publicação adicionaria à literatura na página do título. Esse tipo de publicação requer aprovação no Comitê de Ética institucional e consentimento informado assinado pelos participantes(s), que devem ser mencionados no texto. Os resultados devem ser claramente apresentados e discutidos com base na literatura científica, citando referências. 

 

 

 

Política de Privacidade

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