CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO ACERCA DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS)
DOI:
https://doi.org/10.63021/issn.2965-8845.v3n1a2025.252Palavras-chave:
Educação em Saúde, Práticas Integrativas e Complementares, Estudantes de Medicina, Saúde ComunitáriaResumo
O Projeto de Extensão sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foi desenvolvido com o objetivo de identificar quais PICS são reconhecidas e praticadas pela população de Fernandópolis/SP, promover a ampliação desse conhecimento e aproveitar essas terapias, destacando as 29 práticas disponíveis pelo Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). A iniciativa envolveu estudantes do Submódulo de Subjetividade na Atenção à Saúde, com atividades como entrevistas nos equipamentos de saúde, coleta de dados e a organização de um evento comunitário para divulgar as PICS, com demonstrações práticas. A pesquisa revelou que a maioria da população não tem conhecimento prévio sobre as PICS, embora haja um alto interesse em implementá-las no SUS. Os dados indicaram que as PICS podem ser eficazes no manejo do estresse, doenças crônicas e questões relacionadas à saúde mental. A pesquisa também identificou barreiras como falta de informação e preconceitos culturais. O evento foi bem recebido pela comunidade, principalmente pelas demonstrações práticas, que ajudaram a desmitificar as PICS. Para os estudantes, o projeto ofereceu uma experiência significativa no aprendizado e na aplicação prática de cuidados de saúde, desenvolvendo habilidades de comunicação e compreensão das necessidades de saúde comunitária. Este estudo reforça a importância de iniciativas de extensão universitária e a integração dos saberes tradicionais com as práticas de saúde convencionais.
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