CARACTERIZAÇÃO DA MUDANÇA DO COEFICIENTE DE ATENUAÇÃO ASSOCIADO AO USO DE PRESSÃO MECÂNICA E AGENTES CLAREADORES ÓPTICOS ATRAVÉS DE TOMOGRAFIA POR COERÊNCIA ÓPTICA (OCT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63021/issn.2965-8845.v2n1a2024.197

Palavras-chave:

Tomografia por coerência óptica, OCT, Pressão Mecânica, Coeficiente de atenuação óptica, agente clareador óptico

Resumo

A tomografia por coerência óptica (OCT) é uma técnica de imagem não invasiva utilizada para avaliar propriedades ópticas e estruturais de tecidos biológicos. Este estudo realizou uma revisão da literatura para estabelecer o melhor protocolo para estudo da alteração do coeficiente de atenuação da pele utilizando a técnica OCT quando utilizado diferentes níveis de compressão e a diferentes agentes clareadores ópticos (OCA). Na literatura, pressões de 4 a 8 kPa reduziram o coeficiente de atenuação, aumentando a penetração da luz no tecido. Ainda na literatura foram identificado diversos OCA, como PEG-400 e óleo mineral, com boa capacidade de modificar o coeficiente de atenuação óptica da pele, mostrando eficácia ao substituir água intersticial e modificar o índice de refração dos tecidos. Assim, o modelo experimental desenvolvido utiliza pele de porco devido à sua similaridade estrutural e funcional com a pele humana, associado a um sistema OCT modificado para aplicação de pressão, e diferentes formulações de OCA. O protocolo aqui descrito será utilizado para medição e comparação direta de diferentes métodos para modificação do coeficiente de atenuação.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

NONATO DOS SANTOS OLIVEIRA, J.; MAGRI AMARAL, M. CARACTERIZAÇÃO DA MUDANÇA DO COEFICIENTE DE ATENUAÇÃO ASSOCIADO AO USO DE PRESSÃO MECÂNICA E AGENTES CLAREADORES ÓPTICOS ATRAVÉS DE TOMOGRAFIA POR COERÊNCIA ÓPTICA (OCT). Revista VIDA: Ciências da Vida (VICV), São Paulo, SP, v. 2, n. 1, p. 10–18, 2024. DOI: 10.63021/issn.2965-8845.v2n1a2024.197. Disponível em: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/vicv/article/view/197. Acesso em: 21 dez. 2024.