Educação em Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63021/issn.2965-8853.v3n1a2024.215

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação, Governo, ONU, Plano Educacional.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo expor a importância da educação em direitos humanos, com o intuito de compreender o processo de garantia do direito fundamental à educação. Além disso, busca analisar os meios utilizados para aplicar os direitos humanos no ambiente educacional, abordando sua aplicação na prática. Nesse sentido, será discutida a evolução da educação em direitos humanos, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com foco no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, bem como a relação entre teoria e prática desse planejamento. Também será realizada uma comparação das diferentes abordagens de ensino ao redor do mundo, destacando a importância de uma aplicação íntegra. Em suma, serão enfatizadas as falhas que o sistema brasileiro contém em aplicar a educação em direitos humanos, apesar de possuir plano e diretrizes nesse sentido.

Biografia do Autor

Gustavo Antonio Nelson Baldan , Universidade Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade Camilo Castelo Branco (2008). Especialização em Direito Penal e Processo Penal com Capacitação para o Ensino no Magistério Superior pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus (2014). Advogado desde 2008. Professor Universitário da Universidade Brasil, Campus Fernandópolis, do Curso de Direito, leiconando as Disciplinas de: Direito Processual Civil: Teoria Geral do Processo; Direito Processual Civil: Instrumentalidade; e Direito Digital. Professor Universitário do Centro Universitário de Jales, do Curso de Direito. Membro da Comissão de Dados - Estudos Jurídicos da 63 Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de São Paulo (2019-2021). Especialização em Formação Docente em Educação a Distância (2020/2021). Presidente da Comissão de Ética da 63 Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de São Paulo (2022/2024). Mestre em Ciências Ambientais na Universidade Brasil (2022). Relator da XXV Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de São Paulo (2024).

Pedro Manoel Callado Moraes, UNIVERSIDADE BRASIL

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1980). Juiz de Direito aposentado (1985/2011). Presidente da Turma Recursal do Juizado Especial, da circunscrição judiciária da Comarca de Jales-SP. Especialização lato sensu em Direitos Difusos e Coletivos (2000/2002). Vice-prefeito do município de Jales-SP (2012/2015), e ex Prefeito do município de Jales-SP (2015/2016). Procurador Geral do município de Jales-SP (2017/2020). Advogado militante na área Cível. Professor de curso de pós-graduação lato sensu (Unitoledo de Araçatuba/SP). Professor do curso de graduação em Direito na Universidade Brasil (UB), campus Fernandópolis-SP. Coordenador emérito do curso de graduação em Direito na Universidade Brasil (UB), campus Fernandópolis-SP. Professor do curso de Direito do Centro Universitário de Jales (UNIJALES). Mestrando Profissional pelo Centro de Estudos de Direito Econômico e Social ( CEDES ), sob a direção do Prof. Dr. João Grandino Rodas e Supervisão das Professoras Dra. Maria Teresa Sadek e Fabiana Luci de Oliveira, com estudo dirigido para o impacto do Direito na Economia.

Maria Paula Branquinho Pini , UNIVERSIDADE BRASIL

Mestre em Direito pelo Centro de Estudos de Direito Econômico e Social - CEDES (2023). Especialista em Direito de Família e Sucessões pelo Instituto Damásio de Direito (2020). Pós-Graduanda em Direito Notarial e Registral pelo Instituto Damásio de Direito. Especialista em Direito Civil e Empresarial pelo Instituto Damásio de Direito (2021). Pós-graduanda em Direito Médico pelo Instituto Damásio de Direito. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2001). Juíza de Direito - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Professora universitária. Realizou trabalhos voluntários junto ao Coreca (Casa de Acolhimento Infantil), na promoção de responsabilidade social.

Hendrew de Sousa Felix, UNIVERSIDADE BRASIL

Aluno do Curso de Direito da Universidade Brasil, cursando o 4 Semestre.

Kawany Oliveira Silva , UNIVERSIDADE BRASIL

Aluna do Curso de Direito da Universidade Brasil, cursando o 4 Semestre.

Lara Fabian Alves Pinheiro Ferreira , UNIVERSIDADE BRASIL

Aluna do Curso de Direito da Universidade Brasil, cursando o 4 Semestre.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

ANTONIO NELSON BALDAN, G.; PEDRO MANOEL CALLADO MORAES; MARIA PAULA BRANQUINHO PINI; HENDREW DE SOUSA FELIX; KAWANY OLIVEIRA SILVA; LARA FABIAN ALVES PINHEIRO FERREIRA. Educação em Direitos Humanos. Revista VIDA: Ciências Humanas (VICH), São Paulo, SP, v. 3, n. 1, p. 149–161, 2024. DOI: 10.63021/issn.2965-8853.v3n1a2024.215. Disponível em: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/vich/article/view/215. Acesso em: 26 dez. 2024.