Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • É indicado que os autores usem essa lista de condições para assegurar o sucesso da submissão do manuscrito à Revista VIDA: Ciências Humanas (VICH). Recomendamos a leitura atenta das DIRETRIZES PARA AUTORES, NORMAS PARA FORMATAÇÃO (TEMPLATE) e SUBMISSÃO. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. O autor tem à disposição o arquivo modelo (template) dos documentos obrigatórios usados no processo de submissão. Link: Modelos de Templates para artigo
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Carta de apresentação" (arquivo elaborado pelo autor a partir do modelo/template disponível).
  • Para iniciar o processo de submissão, ter preparado os seguintes arquivos que devem ser anexados: 1) “Carta de apresentação”; 2) “Documento de rosto ou de título”; 3) “Documento principal/artigo (a partir dos templates disponibilizados)”; 4) "Imagens (foto, figura)" e, caso venha a ser pertinente ao tipo de manuscrito, 5) “Declaração da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)” ou “Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
  • A submissão dos arquivos deve ser no formato WORD (doc ou docx), com exceção “Imagem", que deve ser apresentado em formato JPEG ou TIF.
  • Seja qualquer dos formatos de publicação escolhido para a submissão do manuscrito (Artigo Científico, Artigo de Revisão, Relato de caso, Artigo Técnico (Nota técnica/Nota de pesquisa), verificar se foi utilizado o arquivo template para a sua elaboração.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Onde disponível, os URLs para as referências devem ser fornecidos.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

O autor tem à disposição o arquivo modelo (template) dos documentos obrigatórios usados no processo de submissão. Link: Modelos de Templates para artigo

Os documentos obrigatórios na submissão são:

1) "Documento de rosto ou de título";

2)"Documento principal ou manuscrito - a partir dos templates disponibilizados";

3) "Carta de apresentação", que seguem caracterizados abaixo:

1. DOCUMENTO “DOCUMENTO DE ROSTO OU DE TÍTULO” (Template folha de rosto ou título)

a) Título (em português e inglês);

b) Nome completo dos autores, com a afiliação institucional (departamento, instituição, cidade/estado/país, endereço de e-mail) e ORCID. Todos os autores devem ter um Identificador de Pesquisador e Colaborador Aberto (ORCID id - https://orcid.org/register). No caso da impossibilidade de apresentar o ORCID, inserir link do currículo Lattes. O reconhecimento da autoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada a efetiva e relevante participação na pesquisa. Qualquer alteração de autor ou autor correspondente deve ser realizada com a manifestação de conhecimento de todos os autores. Qualquer alteração deve ser feita antes que o manuscrito seja aceito para a publicação.

c) Autor correspondente: o autor correspondente deve fornecer o respectivo endereço (preferencialmente endereço profissional), telefone e e-mail para contato.

O autor correspondente deve estar identificado no “documento de rosto ou de título” e na “carta de apresentação”. O autor correspondente deve declarar no documento “carta de apresentação” que todos os autores estão cientes e aprovaram a submissão do manuscrito. No documento final publicado, o autor correspondente será identificado com o uso do asterisco sobrescrito (*) imediatamente após o seu nome.

d) Escopo do manuscrito, ou seja, qual será o formato da publicação (Artigo Científico; Artigo de Revisão; Relato de Caso; Artigo técnico (Nota técnica) e, Artigo de Programa de computador e aplicativo).

2. DOCUMENTO “PRINCIPAL OU MANUSCRITO” (Template de acordo com o escopo do manuscrito)

O autor deve se atentar que, neste documento, deve-se constar os elementos textuais de acordo com aqueles correspondentes ao escopo/formato de manuscrito escolhido para a publicação e, não deve constar o nome do(s) autor(es) ou qualquer outro detalhe que estabeleça a identidade do(s) autor(es), garantindo, assim, o sigilo no processo de avaliação duplo-cega.

O escopo dos manuscritos segue o seguinte:

Artigo Científico – refere-se aos manuscritos de pesquisa originais, que relatam experimentos cientificamente sólidos. Os Artigos Científicos devem apresentar originalidade nas descobertas e insights e oferecer avanços teóricos, experimentais e/ou metodológicos para seus respectivos campos de pesquisa. Achados nulos e negativos e reanálises de estudos anteriores que levem a novos resultados, bem como resultados confirmatórios, também são encorajados. Devem fornecer novas informações e incluir as referências mais recentes e relevantes na área. É apresentado com as seguintes seções - Resumo, Palavras-chave, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências. Outros elementos opcionais são destacados no template próprio. Deve ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas.

Artigo de Revisão – refere-se à análise abrangente da literatura em um campo de estudo, identificando lacunas ou problemas atuais. Estabelece análise segundo a perspectiva escolhida pelo autor. Pode ser crítico, construtivo e fornece recomendações para pesquisas futuras. O Artigo de Revisão trata da recuperação de informações bibliográficas sobre um tema específico e estabelece análise segundo a perspectiva escolhida pelo autor. É apresentado com as seguintes seções - Resumo, Palavras-chave, Introdução, Estado da Arte do Assunto, Comentários e Referências. Mínimo 10 e máximo 25 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas.

Relato de Caso – devem revelar o método da abordagem de investigação em ciências sociais simples ou aplicadas e referem-se a estudos com a finalidade de descrever um caso inusitado ou relevante que possam ampliar conhecimentos e destacar hipóteses trazendo informações detalhadas e resultados de um caso individual que possam contribuir para a realização de outros estudos. Um Relato de Caso deve ser original e fornecer detalhes adequados de um único caso. Não é necessário descrever um caso especialmente novo ou incomum, pois há benefícios na coleta de detalhes de muitos casos padrão. Esta seção acolhe relatos de casos das áreas de interesse da Revista Vida Ciências Humanas, ou seja, das áreas de educação, direito, ciências sociais aplicadas, ciências políticas, letras, linguística e áreas afins e Ciências Ambientais em articulação/integração com as demais áreas do escopo da Revista. É apresentado com as seguintes seções - Resumo, Palavras-chave, Introdução, Descrição Detalhada do Caso, Discussão, Conclusões e Referências. No mínimo 10 e máximo 15 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas.

Notícias de Pesquisa – refere-se à comunicação sobre métodos, técnicas e produção de pesquisas concluídas ou em desenvolvimento com aplicação de métodos ou procedimentos experimentais, observacionais, teóricos e aplicação prática. Devem apresentar elementos sobre pesquisas em desenvolvimento especialmente no âmbito dos Programas de Pós-graduação ou Iniciação Científica da Universidade Brasil e outras instituições de ensino e pesquisa. A Revista Ciências Humanas também acolherá notícias de pesquisas realizadas em outras instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. As notícias devem revelar fases avançadas do desenvolvimento de trabalhos inovadores com impacto social e expectativa de resultados que possam interferir positivamente na vida da população. Trata-se de espaço privilegiado de divulgação científica dos quais serão exigidos os elementos gerais aplicados às demais modalidades de trabalhos publicados na Revista. De modo geral se constituem em: Resumo, Palavras-chave, Introdução, Detalhamento da Notícia (características relevantes, elementos ou dados importantes, impactos alcançados), Conclusões e Referências. No mínimo 10 e máximo 15 páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas

Resenhas – deve apresentar uma discussão equilibrada e avaliação dos pontos fortes, fracos e características notáveis do texto/obra. A discussão deve sustentar-se em critérios específicos e pode incluir outras fontes para apoiar a avaliação. Devem apresentar uma visão geral do trabalho resenhado bem como uma apresentação do autor e sua obra neste caso, lembre-se de fazer referência. É composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Deve ser incluído logo abaixo do título, à margem esquerda com fonte tamanho 11: nome e sobrenome dos autor(es)/editor(es), título, lugar de edição, editorial, quantidade de páginas da obra resenhada. A resenha crítica deve ter no máximo 03 páginas.

De modo geral os manuscritos devem ser apresentados com os seguintes elementos:

a) Título (em português e inglês)

b) Resumo (até 250 palavras, em português e inglês)

O resumo deve ser elaborado contendo as seguintes informações: (1) Antecedentes: situar a questão abordada em um contexto amplo e destacar o objetivo do estudo; (2) Material e Métodos: descreva resumidamente os principais métodos ou tratamentos aplicados; (3) Resultados: resumir os principais achados do trabalho; (4) Conclusões: indicar as principais conclusões ou interpretações. O resumo deve ser uma representação objetiva do trabalho.

c) Palavras-chave (3 a 5 descritores, em português e inglês)

Liste palavras-chave pertinentes para o trabalho; ainda razoavelmente comum dentro da área compreendida no estudo. Não repita termos/palavras do título.

d) Texto principal (seguir os elementos textuais apresentados nas diretrizes apresentadas no template (modelo padrão) recomendado de acordo com o formato escolhido do manuscrito submetido para a publicação). De forma geral, os formatos compreendem uma seção denominada “Introdução”, local onde se deve colocar brevemente o estudo em um contexto amplo e destacar porque ele é importante. Deve definir o propósito do trabalho e seu significado. O estado atual do campo de pesquisa deve ser revisado cuidadosamente e as principais publicações citadas. Na medida do possível, mantenha a introdução compreensível para cientistas fora de seu campo de pesquisa específico; “Material e métodos”, local onde os materiais e métodos devem ser descritos com detalhes suficientes para permitir que outros repliquem e desenvolvam os resultados publicados. Observe que a publicação de seu manuscrito implica que você deve disponibilizar todos os materiais, dados, código de computador e protocolos associados à publicação aos leitores. Por favor, divulgue na fase de envio quaisquer restrições à disponibilidade de materiais ou informações. Novos métodos e protocolos devem ser descritos em detalhes, enquanto métodos bem estabelecidos podem ser brevemente descritos e devidamente citados. Deve ser lembrado que os estudos intervencionistas envolvendo animais ou humanos e outros estudos que requerem aprovação ética devem indicar nesta seção a autoridade que forneceu a aprovação e o código de aprovação ética correspondente; “Resultados e discussão”, local onde deve ser fornecido uma descrição concisa e precisa dos resultados experimentais, sua interpretação, bem como as conclusões experimentais que podem ser tiradas. Os autores devem discutir os resultados e como eles podem ser interpretados sob a perspectiva de estudos anteriores e das hipóteses de trabalho; “Conclusão”, local onde deve ser respondido o objetivo do trabalho; “Referências Bibliográficas”, local onde deve ser indicada a relação de citações usadas no manuscrito, referenciadas no estilo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No documento principal ou manuscrito, quando pertinente, usar: Figuras (Todas as figuras devem ser citadas no texto principal, com a sua numeração como exemplo “Figura 1”. As figuras devem apresentar título, legendas e/ou notas de rodapé autoexplicativas); Tabelas (Todas as tabelas devem ser citadas no texto principal, com a sua numeração como exemplo “Tabela 1”. As tabelas devem apresentar título, legendas e/ou notas de rodapé autoexplicativas). Fórmulas e equações (Todas as fórmulas ou equações devem ser citadas no texto principal, com a sua numeração como exemplo “Equação 1” ou destacadas entre parênteses “(Equação 1)”. Devem ser numeradas sequencialmente no canto direito como Eq. 1, Eq. 2, Eq.3, etc. Devem ser inseridas como texto editável, devem ser criadas por ferramentas de edição de equações disponíveis em softwares de edição de texto (Word, por exemplo) ou outra ferramenta que permita editá-las. ou destacadas entre parênteses (Equação 1).

No documento principal, o autor pode, ainda, de forma opcional, apresentar as seguintes seções:

a) Agradecimentos: nesta seção, que é opcional, pode expressar o reconhecimento do apoio dado que não esteja coberto pela contribuição do autor ou pelas seções de financiamento. Isso pode incluir suporte administrativo e técnico ou doações, entre outros;

b) Conflito de interesses: nesta seção, que é opcional, o autor declara quaisquer circunstâncias ou interesses pessoais que possam ser percebidos como influenciadores na representação ou interpretação dos resultados de pesquisa relatados. Qualquer papel dos financiadores na concepção do estudo; na coleta, análise ou interpretação de dados; na redação do manuscrito; ou na decisão de publicar os resultados devem ser declarados nesta seção. Se não houver nenhum papel, por favor indique “Não há conflito de interesses”;

c) Fontes de financiamento: nesta seção, que é opcional, o autor indicar as fontes de financiamento desta maneira padrão para facilitar a conformidade com os requisitos do financiador.

DOCUMENTO “Carta de Apresentação” (Template carta de apresentação)

Na carta de apresentação deve constar o título do manuscrito submetido e fornecer informações sobre a relevância do trabalho.

O autor correspondente deve estar identificado com* e deve declarar na “carta de apresentação” que todos os autores estão cientes e aprovaram a submissão do manuscrito.

Nessa oportunidade, devem ser declarados:

1 - a exclusividade do processo de submissão/avaliação. Permite-se manuscritos cujo conteúdo tenha sido publicado na forma de resumo, palestra publicada ou tese/dissertação/monografia acadêmica. A não exclusividade/ originalidade do manuscrito é de responsabilidade exclusiva do autor correspondente.;

2 - de que não há conflito de interesse associado às informações divulgadas no manuscrito.

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1 - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional;

2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;

3 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

ATENÇÃO: em casos de resultados de pesquisas desenvolvidas em Cursos de Graduação/ Iniciação Científica ou programa correlato, o Autor Correspondente deverá ser o professor orientador da pesquisa/trabalho.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.