Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. Para efeito de submissão, os artigos devem ser propostos em arquivo doc. ou docx.
    2. Os textos devem ser digitados em Fonte Times New Roman, no tamanho 12 e respeitando o espaçamento entre linhas de 1,5. As normas que regulamentam citações e referências serão oficialmente as da ABNT (a versão mais atual utilizada no período da submissão). Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • 3. Os artigos submetidos deverão ter, no mínimo, 8 páginas e, no máximo, 20 páginas nos moldes especificados. As resenhas, terão de se desenvolver em, no máximo, 5 páginas. As entrevistas não poderão ultrapassar as 15 páginas. Com relação as notícias de pesquisas, não poderão ultrapassar 15 páginas.
  • 4. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • 5. A apresentação do trabalho deve respeitar a seguinte ordem:
    a) Título e subtítulo do trabalho em negrito;
    b) Resumo em negrito (não excedendo 300 palavras), deve apresentar texto justificado e sem recuo de parágrafo. Incluir de 3 a 5 palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho, separadas entre si por ponto.
    c) Abstract e Resumen (seguir rigorosamente o texto e a estrutura do resumo, inclusive as palavras-chave).
    d) No corpo do texto, as palavras em outros idiomas devem aparecer em itálico. Tradução deve ser indicada em nota de rodapé, entre aspas.
    e) Texto do trabalho (seguir a estrutura abaixo):
    1. INTRODUÇÃO (Contextualização do problema, justificativa do estudo, objetivos)
    2. REVISÃO DA LITERATURA
    3. METODOLOGIA
    4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
    5. CONCLUSÃO
    6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (apenas autores citados no trabalho)
  • 6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

  1. Gerais
  2. Artigos vinculados ao tema do dossiê; artigos com temas livres; notícias de pesquisas, resenhas. Os temas dos dossiês serão definidos acompanhando as tendências das pesquisas em Ciências Humanas na expectativa de estimular debates, fundamentar reflexões entre pesquisadores, estudantes da área e áreas afins, mantendo-se  em sintonia com os temas mais relevantes que se põem mundialmente em evidência no período correspondente a cada edição.

b.Todos os textos enviados aos editores da revista VIDA - Ciências Humanas - VICH, serão submetidos à avaliação da Equipe Editorial e só serão aceitos trabalhos inéditos.

  1. A Revista VIDA - Ciências Humanas - VICH publica Artigos  alunos de programa de doutorado ou mestrado com co-autoria de professor doutor, da área das Ciências Humanas, Ciências Sociais e/ou Interdisciplinar;  Notícias de Pesquisa de mestrandos ou doutorandos de programas de pós-graduação na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais e/ou Interdisciplinar. Os resultados de Pesquisa de TCC-Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e de Iniciação Científica escritos em formato de artigo, conforme as diretrizes para artigos da Revista VICH,  poderão ter no máximo 04 autores sendo 01 deles o professor orientador que deverá ter título mínimo de mestre. Para resenhas e entrevistas o autor deverá possuir titulação mínima de o mestre.
  2. A identificação de autoria dos trabalhos deve ser removida do texto para garantir o critério de sigilo da revista, caso seja submetido para avaliação por pares. A informação sucinta sobre a(s) autoria(s), a formação e filiação acadêmico-institucional do(s) autor(es), cidade, estado, país e seu contato por e-mail deve ser preenchida no site no ato da submissão do texto.
  3. A Revista recebe textos em português e espanhol.
  4. Os editores promovem uma análise, prévia, sobre o ineditismo e plágio dos artigos, através de detecção de similaridades (conhecida como antiplágio) utilizando softwares específicos para tal ação. Somente após essa análise os artigos são enviados aos pareceristas.
  5. Específicas

2.1. Artigos

  1. Os artigos de autores brasileiros deverão ter entre os autores pelo menos 01 com título de doutor que será considerado o autor principal seguido dos demais autores.  Para autores estrangeiros são aplicadas as mesmas regras e a titulação correspondente à titulação no Brasil.
  2. O Artigo completo deve ter entre 50.000 e 60.000 caracteres (incluindo espaços).
  3. Cada Artigo deve vir acompanhado de  título (e sub-título quando houver) contendo no máximo 15 palavras;  resumo com até 300 palavras  e palavras-chave na língua original do artigo.
  4. Só publicamos artigos em que pelo menos um dos autores seja doutor.

2.2. Resenhas

  1. Devem ter entre 10.000 e 13.000 caracteres (incluindo espaços).
  2. O livro resenhado deverá ter sido publicado no máximo, na língua original, até há 4 anos do momento da submissão da resenha.
  3. Só aceitaremos resenhas de Mestres, Doutorandos ou Doutores

2.3. Notícias de Pesquisa

  1. Devem ter entre 22.000 e 27.000 caracteres (incluindo espaços).
  2. Notas e bibliografia devem ser incorporadas no corpo do texto.
  3. As Notícias de Pesquisa podem ser produzidas por graduados, no caso de divulgação de Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida no âmbito da Universidade Brasil, com a co-autoria do professor orientador; mestrandos e doutorandos vinculados aos programas de Pós Graduação da Universidade Brasil.
  4. Submissão do Trabalho
  5. Os originais devem ser encaminhados em Word for Windows (extensão .doc ou .docx), no link Submissão VIDA: Ciências Humanas - VICH .

NORMAS PARA A FORMATAÇÃO

  1. Gerais

1.1. Extensão e formato

  1. A extensão máxima das contribuições (com imagens, citações e notas bibliográficas), devem vir em formato tamanho A4, com espaçamento entre linhas de 1,5 e em fonte Times New Roman 12.
  2. O texto deve estar em formato Word compatível com Windows, extensão .doc ou .docx.

1.2. Imagens

  1. As imagens (quadros, gráficos, tabelas, mapas, etc.) devem ser incluídos em arquivos separados do texto e com indicação das fontes correspondentes e do lugar onde serão inseridos no texto.
  2. Sugerimos que as imagens sejam arquivadas como .jpg ou .tiff com uma resolução em escala de cinzas de 300 dpi.
  3. As imagens que necessitam de autorização para publicação devem ter as mesmas enviadas para a Revista.

1.3. Títulos

  1. O título e subtítulo deve ser colocado em negrito, centralizado, em fonte Times New Roman 12.

1.4.Dados do autor

  1. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do texto para garantir o critério de sigilo da revista, caso seja submetido para avaliação por pares. A informação sucinta sobre a(s) autoria(s), a formação e filiação acadêmico-institucional do(s) autor(es), cidade, estado, país e seu contato por e-mail deve ser preenchida no site no ato da submissão do texto.
  2. Específicas

2.1. Artigo

  1. Devem ter entre 50.000 e 60.000 caracteres (incluindo espaços).
  2. Cada Artigo deve vir acompanhado de seu título, resumo, com o máximo de 300 palavras e palavras-chave na língua original do artigo.
  3. Notas e Citações
  4. As citações textuais devem vir entre aspas caso estejam inclusas no corpo do texto.
  5. Quando excedam quatro linhas de extensão não deverão ser demarcadas entre aspas, nem em itálico, e irão em parágrafo separado com a mesma fonte do texto principal com tamanho 10, com entrelinhas simples e com uma margem esquerda de 2,5 cm.
  6. Para as citações deve ser utilizado o sistema autor/data. Exemplo (BENJAMIN, 1994, p. 72)
  7. As notas de rodapé, explicativas, devem utilizar fonte Times New Roman 10, com espaçamento simples, sem espaços e sem margem à esquerda.
  8. Referências bibliográficas:
  9. Livros

SOBRENOME, N. Título do livro: subtítulo.  Edição. Cidade: Editora, Ano. 

Exemplos:

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

  1. Capítulos de livros

SOBRENOME, N. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, N. (Coord. ou Org. ou Ed.). Título do livro: subtítulo.. Editora. Cidade: Editora, Ano. pp. X-X. pp. X-X ou p. X.

Exemplos:

CAMARGO, Célia Reis. Centros de documentação e pesquisa histórica: uma trajetória em trinta anos. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (org.). CPDOC 30 anos. Textos. Rio de Janeiro: FGV, 2003, p. 21-44.

  1. Artigos

SOBRENOME, N. Título do Artigo. Nome da Revista ou Periódico, t. (tomo), vol. (volume), n°, ano de publicação. pp. X-X. pp. X-X ou p. X.

Exemplos:

GOMES, Ângela de Castro. Nas malhas do feitiço: o historiador e os encantos dos arquivos privados. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998, p. 121-127.

  1. Entrevistas

Nome do Entrevistado ou Pseudônimo. Entrevistador. Mês/Ano.

Exemplos:

Eunice Vieira. Paula Bastos. 02/1991.

Observação: quando usar entrevistas realizadas por outros entrevistadores/autores, utilizar apud.

  1. sítios

Descrição. Disponível em: Link. Acesso: Dia/Mês/Ano.

Exemplos:

Centro de Documentação e Memória da UNESP. Disponível em: https://www.cedem.unesp.br/. Acesso: 20/12/2022.

O papel do BNDES no desenvolvimento do mercado de capitais. Folha de São Paulo, São Paulo, 19/12/2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/cecilia-machado/2022/12/o-papel-do-bndes-no-desenvolvimento-do-mercado-de-capitais.shtml. Acesso: 20/12/2022.

Observação: Artigos de jornais com autoria seguem o padrão de citação de artigos em (c) na parte da descrição. O mesmo vale para livros consultados online.

  1. Teses e Dissertações

AUTOR, N. Título do livro: subtítulo. Mestrado ou Doutorado, Sigla da Instituição, Cidade, País, Ano. pp. X-X ou p. X.

Exemplos:

BITTENCOURT, C. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Doutorado, FFLCH-USP, São Paulo, Brasil, 1993.

  1. Observações gerais
  • Quando se tratar de mais de dois autores, citar o primeiro autor, seguido de “et al”.: e.g. (PINHEIRO, A. et al.).
  • Caso em uma mesma nota forem feitas referências a distintos autores, se seguirá o ordenamento cronológico que corresponda às respectivas obras.
  • Após a primeira citação completa, ao citar imediatamente após, utilize “idem”, se todas as informações forem idênticas, ou “ibid.”, se a página citada for diferente.

Exemplos:

CAMARGO, Célia Reis. A margem do patrimônio cultural. Estudo sobre a rede institucional de preservação do patrimônio histórico no Brasil (1838-1980). 1999. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 1999, p. 11.

idem.

ibid., p.14.

  • Para fazer referência a uma feita anteriormente, utilize “op.cit.”. (CAMARGO, C. op. cit., p.11).
  • Ao se tratar de vários trabalhos de um mesmo autor publicados no mesmo ano, após a primeira citação completa, a distinção entre eles (op. cit.) se fará utilizando letras. e.g. (CAMARGO, C. op. cit., 1999a. CAMARGO, C. op. cit., 1999b.)
  • Quando se considerar necessário, colocar o idioma e o ano da edição original entre colchetes.
  • Documentos citados nas notas devem vir precedidos de “Doc.:”.
  • Quando utilizar “apud”, fazer a citação completa da obra dos dois autores.

2.2. Resenhas

  1. Devem ter entre 10.000 e 13.000 caracteres (incluindo espaços).
  2. Deve ser incluso logo abaixo do título, à margem esquerda com fonte tamanho 12: nome e sobrenome dos autor(es)/editor(es), título, lugar de edição, editorial, quantidade de páginas da obra resenhada.

2.3. Notícia de Pesquisa

  1. Devem ter entre 22.000 e 27.000 caracteres (incluindo espaços).
  2. Notas e bibliografia devem ser incorporadas no corpo do texto.

SUBMISSÃO

Os autores (no máximo 05) devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas.

Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

1- Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção pertinente;

2- Importante: Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e imagens, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros da Equipe Editorial da revista.

O tempo médio entre submissão e publicação é inferior a seis meses.

Consultas

Para esclarecimentos dirigir-se ao:

Equipe Editorial VIDA: CIÊNCIAS HUMANAS - VICH

periodicosub@ub.edu.br

Os índices acumulados da VIDA: CIÊNCIAS HUMANAS - VICH podem ser consultados na página do Portal de Periódicos da Universidade Brasil: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/vich

Os trabalhos enviados serão avaliados por um comitê externo à Universidade. Os originais não serão devolvidos.

Contato: periodicosub@ub.edu.br

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.