Diretrizes para Autores
DIRETRIZES PARA AUTORES
- Gerais
- Artigos vinculados ao tema do dossiê; artigos com temas livres; notícias de pesquisas, resenhas. Os temas dos dossiês serão definidos acompanhando as tendências das pesquisas em Ciências Humanas na expectativa de estimular debates, fundamentar reflexões entre pesquisadores, estudantes da área e áreas afins, mantendo-se em sintonia com os temas mais relevantes que se põem mundialmente em evidência no período correspondente a cada edição.
b.Todos os textos enviados aos editores da revista VIDA - Ciências Humanas - VICH, serão submetidos à avaliação da Equipe Editorial e só serão aceitos trabalhos inéditos.
- A Revista VIDA - Ciências Humanas - VICH publica Artigos alunos de programa de doutorado ou mestrado com co-autoria de professor doutor, da área das Ciências Humanas, Ciências Sociais e/ou Interdisciplinar; Notícias de Pesquisa de mestrandos ou doutorandos de programas de pós-graduação na área de Ciências Humanas, Ciências Sociais e/ou Interdisciplinar. Os resultados de Pesquisa de TCC-Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação e de Iniciação Científica escritos em formato de artigo, conforme as diretrizes para artigos da Revista VICH, poderão ter no máximo 04 autores sendo 01 deles o professor orientador que deverá ter título mínimo de mestre. Para resenhas e entrevistas o autor deverá possuir titulação mínima de o mestre.
- A identificação de autoria dos trabalhos deve ser removida do texto para garantir o critério de sigilo da revista, caso seja submetido para avaliação por pares. A informação sucinta sobre a(s) autoria(s), a formação e filiação acadêmico-institucional do(s) autor(es), cidade, estado, país e seu contato por e-mail deve ser preenchida no site no ato da submissão do texto.
- A Revista recebe textos em português e espanhol.
- Os editores promovem uma análise, prévia, sobre o ineditismo e plágio dos artigos, através de detecção de similaridades (conhecida como antiplágio) utilizando softwares específicos para tal ação. Somente após essa análise os artigos são enviados aos pareceristas.
- Específicas
2.1. Artigos
- Os artigos de autores brasileiros deverão ter entre os autores pelo menos 01 com título de doutor que será considerado o autor principal seguido dos demais autores. Para autores estrangeiros são aplicadas as mesmas regras e a titulação correspondente à titulação no Brasil.
- O Artigo completo deve ter entre 50.000 e 60.000 caracteres (incluindo espaços).
- Cada Artigo deve vir acompanhado de título (e sub-título quando houver) contendo no máximo 15 palavras; resumo com até 300 palavras e palavras-chave na língua original do artigo.
- Só publicamos artigos em que pelo menos um dos autores seja doutor.
2.2. Resenhas
- Devem ter entre 10.000 e 13.000 caracteres (incluindo espaços).
- O livro resenhado deverá ter sido publicado no máximo, na língua original, até há 4 anos do momento da submissão da resenha.
- Só aceitaremos resenhas de Mestres, Doutorandos ou Doutores
2.3. Notícias de Pesquisa
- Devem ter entre 22.000 e 27.000 caracteres (incluindo espaços).
- Notas e bibliografia devem ser incorporadas no corpo do texto.
- As Notícias de Pesquisa podem ser produzidas por graduados, no caso de divulgação de Pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida no âmbito da Universidade Brasil, com a co-autoria do professor orientador; mestrandos e doutorandos vinculados aos programas de Pós Graduação da Universidade Brasil.
- Submissão do Trabalho
- Os originais devem ser encaminhados em Word for Windows (extensão .doc ou .docx), no link Submissão VIDA: Ciências Humanas - VICH .
NORMAS PARA A FORMATAÇÃO
- Gerais
1.1. Extensão e formato
- A extensão máxima das contribuições (com imagens, citações e notas bibliográficas), devem vir em formato tamanho A4, com espaçamento entre linhas de 1,5 e em fonte Times New Roman 12.
- O texto deve estar em formato Word compatível com Windows, extensão .doc ou .docx.
1.2. Imagens
- As imagens (quadros, gráficos, tabelas, mapas, etc.) devem ser incluídos em arquivos separados do texto e com indicação das fontes correspondentes e do lugar onde serão inseridos no texto.
- Sugerimos que as imagens sejam arquivadas como .jpg ou .tiff com uma resolução em escala de cinzas de 300 dpi.
- As imagens que necessitam de autorização para publicação devem ter as mesmas enviadas para a Revista.
1.3. Títulos
- O título e subtítulo deve ser colocado em negrito, centralizado, em fonte Times New Roman 12.
1.4.Dados do autor
- A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do texto para garantir o critério de sigilo da revista, caso seja submetido para avaliação por pares. A informação sucinta sobre a(s) autoria(s), a formação e filiação acadêmico-institucional do(s) autor(es), cidade, estado, país e seu contato por e-mail deve ser preenchida no site no ato da submissão do texto.
- Específicas
2.1. Artigo
- Devem ter entre 50.000 e 60.000 caracteres (incluindo espaços).
- Cada Artigo deve vir acompanhado de seu título, resumo, com o máximo de 300 palavras e palavras-chave na língua original do artigo.
- Notas e Citações
- As citações textuais devem vir entre aspas caso estejam inclusas no corpo do texto.
- Quando excedam quatro linhas de extensão não deverão ser demarcadas entre aspas, nem em itálico, e irão em parágrafo separado com a mesma fonte do texto principal com tamanho 10, com entrelinhas simples e com uma margem esquerda de 2,5 cm.
- Para as citações deve ser utilizado o sistema autor/data. Exemplo (BENJAMIN, 1994, p. 72)
- As notas de rodapé, explicativas, devem utilizar fonte Times New Roman 10, com espaçamento simples, sem espaços e sem margem à esquerda.
- Referências bibliográficas:
- Livros
SOBRENOME, N. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, Ano.
Exemplos:
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
- Capítulos de livros
SOBRENOME, N. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, N. (Coord. ou Org. ou Ed.). Título do livro: subtítulo.. Editora. Cidade: Editora, Ano. pp. X-X. pp. X-X ou p. X.
Exemplos:
CAMARGO, Célia Reis. Centros de documentação e pesquisa histórica: uma trajetória em trinta anos. In: CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL (org.). CPDOC 30 anos. Textos. Rio de Janeiro: FGV, 2003, p. 21-44.
- Artigos
SOBRENOME, N. Título do Artigo. Nome da Revista ou Periódico, t. (tomo), vol. (volume), n°, ano de publicação. pp. X-X. pp. X-X ou p. X.
Exemplos:
GOMES, Ângela de Castro. Nas malhas do feitiço: o historiador e os encantos dos arquivos privados. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998, p. 121-127.
- Entrevistas
Nome do Entrevistado ou Pseudônimo. Entrevistador. Mês/Ano.
Exemplos:
Eunice Vieira. Paula Bastos. 02/1991.
Observação: quando usar entrevistas realizadas por outros entrevistadores/autores, utilizar apud.
- sítios
Descrição. Disponível em: Link. Acesso: Dia/Mês/Ano.
Exemplos:
Centro de Documentação e Memória da UNESP. Disponível em: https://www.cedem.unesp.br/. Acesso: 20/12/2022.
O papel do BNDES no desenvolvimento do mercado de capitais. Folha de São Paulo, São Paulo, 19/12/2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/cecilia-machado/2022/12/o-papel-do-bndes-no-desenvolvimento-do-mercado-de-capitais.shtml. Acesso: 20/12/2022.
Observação: Artigos de jornais com autoria seguem o padrão de citação de artigos em (c) na parte da descrição. O mesmo vale para livros consultados online.
- Teses e Dissertações
AUTOR, N. Título do livro: subtítulo. Mestrado ou Doutorado, Sigla da Instituição, Cidade, País, Ano. pp. X-X ou p. X.
Exemplos:
BITTENCOURT, C. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Doutorado, FFLCH-USP, São Paulo, Brasil, 1993.
- Observações gerais
- Quando se tratar de mais de dois autores, citar o primeiro autor, seguido de “et al”.: e.g. (PINHEIRO, A. et al.).
- Caso em uma mesma nota forem feitas referências a distintos autores, se seguirá o ordenamento cronológico que corresponda às respectivas obras.
- Após a primeira citação completa, ao citar imediatamente após, utilize “idem”, se todas as informações forem idênticas, ou “ibid.”, se a página citada for diferente.
Exemplos:
CAMARGO, Célia Reis. A margem do patrimônio cultural. Estudo sobre a rede institucional de preservação do patrimônio histórico no Brasil (1838-1980). 1999. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 1999, p. 11.
idem.
ibid., p.14.
- Para fazer referência a uma feita anteriormente, utilize “op.cit.”. (CAMARGO, C. op. cit., p.11).
- Ao se tratar de vários trabalhos de um mesmo autor publicados no mesmo ano, após a primeira citação completa, a distinção entre eles (op. cit.) se fará utilizando letras. e.g. (CAMARGO, C. op. cit., 1999a. CAMARGO, C. op. cit., 1999b.)
- Quando se considerar necessário, colocar o idioma e o ano da edição original entre colchetes.
- Documentos citados nas notas devem vir precedidos de “Doc.:”.
- Quando utilizar “apud”, fazer a citação completa da obra dos dois autores.
2.2. Resenhas
- Devem ter entre 10.000 e 13.000 caracteres (incluindo espaços).
- Deve ser incluso logo abaixo do título, à margem esquerda com fonte tamanho 12: nome e sobrenome dos autor(es)/editor(es), título, lugar de edição, editorial, quantidade de páginas da obra resenhada.
2.3. Notícia de Pesquisa
- Devem ter entre 22.000 e 27.000 caracteres (incluindo espaços).
- Notas e bibliografia devem ser incorporadas no corpo do texto.
SUBMISSÃO
Os autores (no máximo 05) devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas.
Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:
1- Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção pertinente;
2- Importante: Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;
3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema;
4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e imagens, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.
5- Confirmação: Concluir a submissão.
Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros da Equipe Editorial da revista.
O tempo médio entre submissão e publicação é inferior a seis meses.
Consultas
Para esclarecimentos dirigir-se ao:
Equipe Editorial VIDA: CIÊNCIAS HUMANAS - VICH
periodicosub@ub.edu.br
Os índices acumulados da VIDA: CIÊNCIAS HUMANAS - VICH podem ser consultados na página do Portal de Periódicos da Universidade Brasil: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/vich
Os trabalhos enviados serão avaliados por um comitê externo à Universidade. Os originais não serão devolvidos.
Contato: periodicosub@ub.edu.br