A liberdade de expressão como liminar da diversidade: desafios para o Direito Penal em um contexto plural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63021/issn.2965-8853.v3n1a2024.214

Palavras-chave:

Direito penal, Liberdade de expressão, Estado democrático, Diversidade, Direitos individuais

Resumo

Este artigo tem o escopo de compreender os desafios para o direito penal no contexto da liberdade de expressão e diversidade e sua aplicabilidade no contexto social e jurídico partindo de uma análise crítica da legislação, jurisprudência e doutrina, o estudo busca compreender como o sistema penal brasileiro se posiciona diante dos conflitos Segundo o art.13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica) -Decreto 678/1992; todas as pessoas possuem direito à liberdade de pensamento e expressão. Dessa forma, todos possuem o direito à liberdade de receber, buscar e difundir informações e/ou ideias de quaisquer naturezas. Partindo dessa premissa compreende-se que a liberdade de expressão representa um dos pilares do Estado Democrático de Direito assegurado a todos sem distinções. Entretanto é válido ressaltar que este direito não é absoluto, o Marco Civil da Internet reforça a importância deste direito fundamental, estabelecendo disciplina do uso da internet no Brasil tendo como um dos princípios, a garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição Federal. Sendo assim, surge a necessidade de criminalização das condutas que confrontam este direito, assegurando não apenas a garantia deste, mas também a prevalência dos direitos individuais.

Biografia do Autor

Ivan Cesar Belentani, Universidade Brasil

Graduado e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública - Polícia Militar do Estado de São Paulo (1998 e 2018). Graduado em Direito - Universidade Cruzeiro do Sul (2010). Especialista em História e Filosofia da Maçonaria - Centro Universitário Internacional (2019). Especialista em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde - Universidade Estácio de Sá (2020). Especialista em Direito Constitucional - Faculdades Legale (2020). Especialista em Gestão de Planos de Saúde - Faculdade Dom Alberto (2023). Pós-graduando em Direito Médico e Hospitalar - PUC/Rio. Atualmente é Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, atuando como Comandante do Décimo Sexto Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Fernandópolis/SP. Professor de Direito Penal e de Processo Penal na Universidade Brasil, Campus Fernandópolis/SP. Presidente da Associação Policial de Assistência à Saúde (APAS) de Fernandópolis, Operadora de Plano de Saúde em modalidade Autogestão, registrada na Agência Nacional de Saúde (ANS) sob número 40.941-3. Membro da Loja Maçônica Castro Alves II, n 273, de Fernandópolis/SP, filiada à Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.

Rafael Salomão Oliveira, UNIVERSIDADE BRASIL

Possui graduação em Direito pela Universidade Braz Cubas (2005). Especialização em Direito Processual e em Direito Tributário. Atualmente, leciona Direito Empresarial na Universidade Brasil, campus Fernandópolis/SP, bem como no Centro Universitário de Jales - Unijales.

Dirlaine Beatriz França de Souza , UNIVERSIDADE BRASIL

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2014). É especialista em Ensino de Língua Inglesa pela UNESP/REDEFOR (2012) e em Metodologia de Ensino de Espanhol pela UNB (2010), atualmente, cursa uma Especialização em Educação Especial com Ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA) pela UNESP.É estudante de Psicologia, graduou-se em Pedagogia pela UNIUBE/MG (2010), Letras com habilitação em Língua Portuguesa/Espanhol pelo Centro Universitário de Jales/SP (2008) e Letras com habilitação em Língua Portuguesa/Inglês pela Fundação Educacional de Fernandópolis/SP (2000).Foi bolsista da CAPES em diversos programas, incluindo Tutor Presencial (UFSM/2010 a 2014), Professor Pesquisador pelo PARFOR (Curso de Pedagogia UNIFEV/2014) e Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Brasil, campus Fernandópolis/SP (2020/2022 e 2023). Com 24 anos de atuação na Educação Básica, especificamente na Rede Estadual de São Paulo, desempenhou funções como Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP) junto à Diretoria de Ensino Região de Jales/SP (seis anos) e em Fernandópolis (um ano), ainda, como Professora Coordenadora em escolas da rede estadual (três anos) e de Ensino Integral por (três anos). Desde 2016, atua como docente e professora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Universidade Brasil. Tem experiência em Formação Docente, Coordenação Pedagógica, Educação à Distância, Metodologias, Programa de Ensino Integral e Curso Preparatório para Concurso.

José Rafael Guaracho Salmen Hussain , UNIVERSIDADE BRASIL

Promotor de Justiça no Estado de São Paulo. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (1998). Especialista em direito penal e processual penal pela Ibemec - Damásio de Jesus (2021). Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Castelo Branco (2023). Mestrando pelo CEDES-SP. Atualmente é professor da Universidade Brasil (Fernandópolis). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processo Penal.

Ingred Maiara Xavier da Silva , UNIVERSIDADE BRASIL

Aluna do Curso de Direito da Universidade Brasil, cursando o 4 Semestre.

Karine Ingrid do Nascimento Diniz, UNIVERSIDADE BRASIL

Aluna do Curso de Direito da Universidade Brasil, cursando o 4 Semestre.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

BELENTANI, I. C.; RAFAEL SALOMÃO OLIVEIRA; DIRLAINE BEATRIZ FRANÇA DE SOUZA; JOSÉ RAFAEL GUARACHO SALMEN HUSSAIN; INGRED MAIARA XAVIER DA SILVA; KARINE INGRID DO NASCIMENTO DINIZ. A liberdade de expressão como liminar da diversidade: desafios para o Direito Penal em um contexto plural. Revista VIDA: Ciências Humanas (VICH), São Paulo, SP, v. 3, n. 1, p. 24–38, 2024. DOI: 10.63021/issn.2965-8853.v3n1a2024.214. Disponível em: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/vich/article/view/214. Acesso em: 26 dez. 2024.