A Universidade Aberta à Terceira Idade: Promovendo Justiça Social e Inclusão no Envelhecimento Ativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63021/issn.2965-8853.v3n1a2024.211

Palavras-chave:

Inclusão intergeracional, Empoderamento idoso, Cidadania na terceira idade

Resumo

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) se destaca como um importante instrumento na promoção de justiça social e inclusão, oferecendo educação continuada à população idosa. O trabalho explora a relevância da UNATI no envelhecimento ativo, destacando seu impacto na valorização do idoso como parte integrante da sociedade, no combate ao isolamento social e na promoção de autonomia. O objetivo do estudo é analisar como a UNATI contribui para a justiça social, considerando o contexto do envelhecimento populacional e as desigualdades enfrentadas por essa faixa etária. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica de estudos publicados entre 2008 e 2024, focando em artigos, livros e documentos institucionais que abordam o papel da educação na inclusão social da terceira idade. Os resultados apontam que a UNATI promove benefícios sociais, emocionais e cognitivos para os idosos, reduzindo estigmas associados à velhice, estimulando o aprendizado contínuo e a interação intergeracional. As atividades educativas e culturais favorecem o envelhecimento saudável e ativo, fortalecendo a autoestima, a autonomia e a cidadania. Conclui-se que a UNATI é uma ferramenta eficaz na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, demonstrando seu impacto positivo no bem-estar dos idosos.

Biografia do Autor

Greice Kelli Lopes Santos de Lima, UNIVERSIDADE BRASIL

Advogada na área do Direito Civil e Processo Civil.Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil - Campus Fernandópolis. Especialista em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral - Centro Universitário Claretiano de Batatais (2015), Especialista em Docência no Ensino à Distância (FAPAN). Graduada em Direito pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - FUNEC (2008), Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo - Fatec Jales (2023), Graduada em Pedagogia - Licenciatura - Faculdade de Paraíso do Norte - FAPAN (2018). Atualmente é Professora no curso de Direito na Universidade Brasil - UB - Fernandópolis e Coordenadora e Professora na Rede Pública de Ensino Tecnico do Estado de São Paulo - Direitoria de Ensino de Fernandópolis. 

Daniel da Costa Silva, UNIVERSIDADE BRASIL

Aluno do Curso de Direito da Universidade Brasil, cursando o 4 Semestre.

José Luis Boer Junior, UNIVERSIDADE BRASIL

Aluno do Curso de Direito da Universidade Brasil, cursando o 4 Semestre.

Julia Santos de Jesus, UNIVERSIDADE BRASIL

Aluna do Curso de Direito da Universidade Brasil, cursando o 4 Semestre.

Rodrigo Freschi Bertolo , UNIVERSIDADE BRASIL

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Votuporanga (2004). Especialista em Direito Constitucional pela Unisul/IDP (2007). Especialista em Direito Processual pela Unama (2008). Especialista em Direito do Trabalho e Seguridade Social pelo Centro Universitário Toledo (2012). Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2013). Especialista em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2015). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil. Atualmente é sócio-proprietário de Escritório de Advocacia e Professor Universitário

Rafael Fedichima Hirose, UNIVERSIDADE BRASIL

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Norte Paulista (2005). Advogado desde o ano de 2007 com atuação nas áreas cíveis, trabalhistas e consumerista.Pós-graduado em direito tributário pela FECAF, Estado de São Paulo.Mestrando Universidade Brasil a partir de setembro de 2022 na disciplina de Ciências Ambientais.Advogado desde o ano de 2007 com atuação nas áreas cíveis, trabalhistas e consumerista.Professor da matéria de Legislação Básica para o Trabalho no Instituto Educacional Profissionalizante (IEP) da unidade de Jales, Estado de São Paulo de 2012 a 2020 e de de janeiro 2022 até os dias atuais.Professor da ETEC Prof. José Armando Farinazzo - Fernandópolis, Estado de São Paulo de agosto de 2021 até janeiro de 2023, retorno em março de 2024 até os dias atuais.Professor do curso de direito da Universidade Brasil da cidade de Fernandópolis, Estado de São Paulo.Supervisor de estágio do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Brasil da cidade de Fernandópolis, Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

DE LIMA, G. K. L. S.; DANIEL DA COSTA SILVA; JOSÉ LUIS BOER JUNIOR; JULIA SANTOS DE JESUS; RODRIGO FRESCHI BERTOLO; RAFAEL FEDICHIMA HIROSE. A Universidade Aberta à Terceira Idade: Promovendo Justiça Social e Inclusão no Envelhecimento Ativo. Revista VIDA: Ciências Humanas (VICH), São Paulo, SP, v. 3, n. 1, p. 99–121, 2024. DOI: 10.63021/issn.2965-8853.v3n1a2024.211. Disponível em: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/vich/article/view/211. Acesso em: 26 dez. 2024.