A construção da identidade cultural em espaços sociais de fluxos migratórios transnacionais

Autores

  • Paulo Nhancale Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.63021/issn.2965-8853.v3n1a2024.207

Palavras-chave:

Espaços sociais, Fluxos migratórios, Globalismo, Identidade Cultural

Resumo

A construção da identidade cultural faz se dentro de contextos sociais que decidem a posição dos sujeitos sociais e  orientam suas representações sociais e suas escolhas.  O objectivo deste artigo é refletir como os sujeitos sociais configuram e reconfiguram as suas identidades em espaços sociais de fluxos migratórios transnacionais, através do método etnográfico embasado na abordagem qualitativa pretende-se compreender como sujeitos de outras nacionalidades residindo na cidade de Maputo redifinem suas identidades inerentes aos seus contextos do aquí e do agora. A realidade dos espaços sociais transnacionais, é que constituem espaços de redifinições identitárias dos sujeitos sociais. As formações sociais transnacionais têm aspectos culturais globalizados no local. A conclusão deste artigo lança luz sobre a necessidade de se compreender as identidades construidas em espaços sociais de fluxos migratório transnacionais como identidades globalizadas. A pesquisa sobre construção de identidade em espaços sociais de fluxos migratóios transnacionais, mostrou que  na reconfigruação das identidades  dos sujeitos alguns se vê como sendo versões de sí, a identidade cultural construida em espaços sociais de fluxos migratórios transnacionais sugere interconexões e interdependência de outras áreas locais que acontecem de uma forma muito menos proposital.

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

NHANCALE, P. A construção da identidade cultural em espaços sociais de fluxos migratórios transnacionais. Revista VIDA: Ciências Humanas (VICH), São Paulo, SP, v. 3, n. 1, p. 162–171, 2024. DOI: 10.63021/issn.2965-8853.v3n1a2024.207. Disponível em: https://periodicos.universidadebrasil.edu.br/index.php/vich/article/view/207. Acesso em: 5 fev. 2025.