O Portal de Periódicos Eletrônicos (PPE) da Universidade Brasil (UB), mantido pela plataforma Open Journal System (OJS) e integrado com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, nasce da necessidade de se ter, em uma única plataforma, a reunião de todos os periódicos editados e produzidos no âmbito da Universidade.

Seu objetivo principal, portanto, é garantir e apoiar a qualificação e a visibilidade das publicações periódicas científicas vinculadas aos programas de pós graduação e aos cursos de graduação da UB, arbitrados por pares e institucionalmente ligados à Universidade, garantindo a diversidade institucional e regional e o livre acesso à toda comunidade científica. Por essa razão, através da Portaria GR /nº 154/2022, instituída pela Reitoria da Universidade, nomeia-se os integrantes da Comissão de Periódicos da Universidade Brasil para a elaboração de diretrizes e procedimentos com a condição de selecionar/criar periódicos para serem inseridos no Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade.

A Universidade Brasil possui, atualmente, três títulos de periódicos das diversas áreas do conhecimento. Para o lançamento das três revistas integramos o Portal de Periódicos a plataforma Open Journal System (OJS).

O Open Journal Systems (OJS) é um software de código aberto para o gerenciamento de periódicos acadêmicos revisados por pares e é criado pelo Public Knowledge Project (PKP), lançado sob a GNU General Public License.

Revistas

  • VIDA: Ciências Humanas

    VIDA: Ciências Humanas – VICH, da Universidade Brasil, constitui uma publicação acadêmico-científica da UB para a área de conhecimento de Ciências Humanas. Trata-se de periódico de periodicidade semestral e submissão com fluxo contínuo, envolvendo resultados de reflexões, pesquisas e produção de conhecimento produzidos em  cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Brasil e de outras instituições do Brasil e do exterior.

    A Revista VICH mantém publicações semestrais com o foco nos estudos e pesquisas na área de humanidades em suas diversas áreas do conhecimento. É mantida pela Universidade Brasil - UB, estando aberta à submissão de artigos nacionais e internacionais.

  • VIDA: Ciências da Vida

    A Revista VIDA: Ciências da Vida (VICV) é a publicação oficial acadêmico-científica da Universidade Brasil (UB) destinada à área de conhecimento de ciências da vida, envolvendo reflexões no que dizem respeito ao estudo dos organismos vivos, como as plantas, animais e seres humanos, e as questões relacionadas, como a bioética. A revista publica artigos originais com elevado mérito científico que contribuem com o conhecimento científico da área buscando inovação científica e tecnológica que visa a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade.

    A Revista VICV é voltada para todos os profissionais de saúde, incluindo biólogos, profissionais biomédicos, dentistas, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, farmacologistas, fisiologistas, fisioterapeutas, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, engenheiros biomédicos, bioengenheiros etc., e todos os profissionais de qualquer área do conhecimento interessados no estudo de ciências da vida.

    Possui formato eletrônico, periodicidade semestral, submissões com fluxo contínuo e é mantido a política de open access contribuindo para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico na sociedade. Os artigos serão revisados por pares, escolhidos pela Equipe Editorial de acordo com expertise na área de submissão. 

    A abreviatura de seu título é VICV que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, legendas e referências bibliográficas.

  • VIDA: Exatas e Ciências da Terra

    A Revista Vida: Exatas e Ciências da Terra (VIDA: VIECIT) é uma publicação da Universidade Brasil (UB) em formato eletrônico com política de acesso livre, destinada às áreas de conhecimento das ciências exatas, das ciências da terra, das ciências agrárias e das ciências ambientais.

    A edição é semestral e possui uma seções para publicação de artigos científicos originais, artigos de revisão sobre um determinado tema,  relatos e discussão de casos, notas técnicas, artigos de apresentação de programas de computador, aplicativos e de uma nova ou alteração na metodologia analítica.

    Os trabalhos podem ser enviados de forma contínua, e aquelas que foram aceitos e não puderam ser incluídos em uma publicação serão incluídos na publicação seguinte.

    Na página da revista serão publicados todos os detalhes necessários à redação do texto a ser enviado para publicação como tipo de letra, espaçamento entre linhas, forma de citação dos autores e da literatura consultada, número de páginas, resumo, dentre outros.

    A revista adota o sistema de revisão por pares duplo cego, o que significa que a identidade dos autores e revisores é mantida em sigilo.